Prefeitura Municipal participa de curso de Produção e Consumo Sustentável do Ministério do Meio Ambiente

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou a inscrição dos técnicos da equipe ao curso de Produção e Consumo Sustentáveis - Turma 01/2021 do Ministério do Meio Ambiente

O objetivo do curso é sensibilizar divulgar informações ambientais em produção e consumo sustentáveis, e promover a inserção de critérios de sustentabilidade nas relações de oferta e demanda de produtos e serviços, desenvolvendo ações e acompanhamento do sistema de gestão ambiental e economia verde.

O público-alvo do curso são gestores de empresas, estudantes, servidores públicos, bem como cidadãos que buscam promover melhorias nos aspectos de sustentabilidade nas suas ações de produção e consumo de bens e serviços.

O treinamento tem carga horária de 20 horas e ocorrerá na modalidade a distância (EAD) na plataforma Educa+ (www.ead.mma.gov.br) em 2 módulos.

O conteúdo programático do   Módulo 1 - Produção sustentável: Prevenção da poluição; Produção mais limpa; Análise do ciclo de vida; Ecodesign; Eficiência energética; Economia verde; Logística verde; Construção sustentável; Varejo sustentável; Agricultura sustentável; Marketing verde, e no Módulo 2 - Consumo sustentável: Conceitos iniciais de consumo; 5R – repensar, recusar reduzir, reutilizar e reciclar; Logística reversa;  Rotulagem ambiental e selos verde, e Compras sustentáveis; Compras sustentáveis no setor privado; Compras Públicas Sustentáveis-CPS.

A SEFAICO realizará palestras e orientações sobre o tema Produção e Consumo Sustentável em parceria com o Comitê Municipal de Educação Ambiental para estudantes de Escolas Municipais, Estaduais e Privadas, além de órgãos e departamentos da Prefeitura Municipal.