Prefeitura Municipal participa da reinauguração da Central Regional de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos

Por Secretaria de Agricultura

No dia 09 de novembro, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou do evento de reinauguração da Central Regional de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos.

As instalações da central localizam-se na Estrada Jabuti Km 3 às margens da MT 171 Zona Rural, município de Mirassol D´Oeste; a unidade é gerenciada desde 2022 pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), através do Supervisor local, o Engenheiro Civil Willian Barbosa Mendes. Em 2020, a unidade foi totalmente destruída por um incêndio acidental e precisou ser totalmente reconstruída.

Participaram do evento representando o município, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, o chefe do Departamento de Meio Ambiente Robson Santos de Andrade, o Diretor de Agropecuária Claudecir Alves Feitosa, o técnico em Agropecuária e presidente do Sindicato Rural Alessandro Casado da Silva, o Engenheiro Agrônomo Cláudio Marcelo Ramos Galvão (do  INDEA), o Engenheiro Agrônomo Esvânio Édipo da Silva do Consórcio Nascentes do Pantanal e representantes das lojas agropecuárias Tanaka Agropecuária e Safra Agropecuária.

Segundo Vagner Meira Teixeira, a reinauguração da Central de Recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos é fundamental para garantirmos um meio ambiente mais sustentável das propriedades rurais de São José dos Quatro Marcos e região, em especial, das propriedades da Agricultura Familiar.

Durante o evento foi apresentado vídeo institucional do inpEV e falas de diretores da organização. Na ocasião, o senhor Joaquim Tanaka Tosta, proprietário da empresa Tanaka Agropecuária foi condecorado com o prêmio de produtor rural parceiro. Em seguida, os participantes puderam conhecer as instalações do Central e todas as etapas realizadas, desde o recebimento das embalagens.

A Central Regional receberá embalagens vazias de agrotóxicos de todos os municípios do Vale do Jauru e do Posto de Recebimento de Pontes e Lacerda, possuindo uma capacidade de armazenamento de 300 toneladas. Os produtores podem agendar a entrega das suas embalagens vazias diretamente no local.