logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal participa da reinauguração da Central Regional de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos


Por Secretaria de Agricultura

44 Acessos

Prefeitura Municipal participa da reinauguração da Central Regional de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos

No dia 09 de novembro, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou do evento de reinauguração da Central Regional de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos.

As instalações da central localizam-se na Estrada Jabuti Km 3 às margens da MT 171 Zona Rural, município de Mirassol D´Oeste; a unidade é gerenciada desde 2022 pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), através do Supervisor local, o Engenheiro Civil Willian Barbosa Mendes. Em 2020, a unidade foi totalmente destruída por um incêndio acidental e precisou ser totalmente reconstruída.

Participaram do evento representando o município, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, o chefe do Departamento de Meio Ambiente Robson Santos de Andrade, o Diretor de Agropecuária Claudecir Alves Feitosa, o técnico em Agropecuária e presidente do Sindicato Rural Alessandro Casado da Silva, o Engenheiro Agrônomo Cláudio Marcelo Ramos Galvão (do  INDEA), o Engenheiro Agrônomo Esvânio Édipo da Silva do Consórcio Nascentes do Pantanal e representantes das lojas agropecuárias Tanaka Agropecuária e Safra Agropecuária.

Segundo Vagner Meira Teixeira, a reinauguração da Central de Recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos é fundamental para garantirmos um meio ambiente mais sustentável das propriedades rurais de São José dos Quatro Marcos e região, em especial, das propriedades da Agricultura Familiar. 

Durante o evento foi apresentado vídeo institucional do inpEV e falas de diretores da organização. Na ocasião, o senhor Joaquim Tanaka Tosta, proprietário da empresa Tanaka Agropecuária foi condecorado com o prêmio de produtor rural parceiro. Em seguida, os participantes puderam conhecer as instalações do Central e todas as etapas realizadas, desde o recebimento das embalagens. 

A Central Regional receberá embalagens vazias de agrotóxicos de todos os municípios do Vale do Jauru e do Posto de Recebimento de Pontes e Lacerda, possuindo uma capacidade de armazenamento de 300 toneladas. Os produtores podem agendar a entrega das suas embalagens vazias diretamente no local.