Prefeitura Municipal: Nascem primeiras bezerras Girolando do projeto de Transferência de Embriões em São José dos Quatro Marcos

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, divulga o nascimento das primeiras bezerras Girolando do projeto de melhoramento genético pela Transferência de Embriões, o Pró-Genética Embriões do Leite. A primeira bezerra, Esperança, nasceu no último dia 22 de dezembro no Sítio Monte das Oliveiras, localizado no Assentamento Florestan Fernandes.

O Pró-Genética Embriões do Leite, tem por objetivo promover o melhoramento genético da Bovinocultura de Leite pela transferência de embriões sexados fêmea da raça Girolando 1/2 sangue, beneficiando produtores de leite da Agricultura Familiar do município.

O Prefeito Jamis Silva, afirma que o nascimento das primeiras bezerras leiteiras do projeto de transferência é um marco importante para a promoção do melhoramento genético da bovinocultura de leite de São José dos Quatro Marcos. O município o único dos que compõem o Consórcio Intermunicipal Nascente do Pantanal a promover o projeto através desta técnica de reprodução animal.

O projeto da Prefeitura Municipal está sendo desenvolvido através do Acordo de Cooperação n° 027/SEAF/2021, celebrado com a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso (SEAF/MT), e a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (EMPAER). O acordo prevê 120 prenhezes, sendo 100 financiadas pelo Governo do Estado e 20 pelo município.

A expectativa é de que nasçam no mínimo 100 bezerras até abril de 2023, do total de 122 prenhezes confirmadas.

Segundo Vagner Meira, com a utilização da tecnologia de Transferência de Embriões será possível avançar na qualidade e produtividade do rebanho leiteiro das Agricultura Familiar do município.

No município, o projeto de melhoramento genético é coordenado e executado pela Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), em parceria com o Escritório Local da EMPAER/MT. O projeto foi apresentado a SEAF/MT Programa MT Produtivo Leite, no ano de 2021.