Prefeitura Municipal lança Projetos Salas Mais Verdes e Circuito Tela Verde na Escola Municipal Evilásio Vasconcelos

Por Rony Marcos

No dia 02 de Junho de 2023, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria de Fomento, Agricultura, Indústria e Comércio (SEFAICO), lançou oficialmente o projeto Circuito Tela Verde (CTV) e Salas Mais Verde.
Os projetos CTV e Sala Mais Verdes ocorreu na Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos. O CTV realizou a apresentação de um filme de desenho animado com temática ambiental “Ainbo, A Guerreira da Amazônia”, para alunos do ensino fundamental, do período matutino e vespertino. Foram envolvidos na mostra cerca de 530 alunos.
A atividade foi organizada pelo Departamento de Meio Ambiente, pelo chefe do Departamento de Meio Ambiente Robson Santos Andrade, em parceria com a diretora Elismar Gonçalves Siqueira Raymundo, coordenadores e professores da unidade escolar. O Secretário Municipal de Agricultura, Vagner Meira Teixeira participou do lançamento dos projetos para os alunos.
O Salas Mais Verdes tem como objetivo incentivar a implantação de espaços educadores para atuarem como centros de informação e formação ambiental em todo o país. O CTV tem como objetivo divulgar material audiovisual (vídeos) de Educação Ambiental em espaços educadores formais e não formais.  Os projetos foram aprovados em 2022, em editais de chamadas públicas do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Para Vagner Meira, Secretário Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio, “as ações de educação ambiental nas escolas são fundamentais para ajudar a construir uma nova postura na sociedade, um comportamento de mais cuidado e de proteção dos recursos naturais e do meio ambiente”.
As escolas interessadas em participarem dos projetos poderão aderir através de termo de parceria. Os projetos foram apresentados para diretores e coordenadores das Escolas Municipais Reinaldo Botelho, Boa Esperança e Vereador Evilásio Vasconcelos e Marechal Rondon, e nas Escolas Estaduais Bertoldo Freire, Miguel Barbosa e Lourenço Peruchi, Santa Rosa e 15 de Junho.