logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal lança Projeto Pró-Genética Embriões do Leite para a Agricultura Familiar


Por Emerson Souza Miler

492 Acessos

Baixar Arquivo
Prefeitura Municipal lança Projeto Pró-Genética Embriões do Leite para a Agricultura Familiar

A Prefeitura de São José dos Quatro Marcos convida os produtores de leite e população para o evento de lançamento do Projeto Pró-Genética Embriões do Leite, cujo ato se dará no espaço da Câmara Municipal no dia 10 de março de 2022, no período vespertino, às 13h.

Em fevereiro de 2022, o Prefeito Municipal de São José dos Quatro Marcos, Jamis Silva Bolandin, assinou contrato com uma empresa especializada para executar serviços de fornecimento e transferência embriões de bovinos de leite junto aos produtores da Agricultura Familiar. Na ocasião, o gestor municipal ressaltou que a Prefeitura Municipal, via Secretaria de Agricultura, investirá no desenvolvimento de projetos que visam a promoção do melhoramento genético do rebanho de bovinos leiteiros de produtores de leite da Agricultura Familiar.

O Vice-Prefeito, Ademilson Valverde, afirmou que o Projeto Pró-Genética Embriões do Leite, de transferência de embriões em bovinos de leite,  compõe um conjunto de ações a serem desenvolvidas por meio do Programa Municipal Mais Leite.

A empresa Fertiliza Consultoria em Reprodução Animal Ltda (contratada através de Adesão à Ata de Registro de Preços nº 07/2021/SEAF/MT), de Cuiabá-MT, dará início às atividades em março fornecendo no mínimo 120 prenhezes de vacas ou novilhas receptoras com embriões de bovinos da raça girolando 1/2 sangue sexado de fêmea, transferidos às propriedades rurais até dezembro de 2022. Além disso, a contratada será responsável pela avaliação e seleção das receptoras, medicamentos e realização do protocolo hormonal, exames de brucelose e tuberculose, vacinas reprodutivas (IBR, BVB e Leptospirose), diagnóstico de gestação através de ultrassonografia, sexagem fetal, identificação das vacas ou novilhas com brincos personalizados do Programa, após confirmação da prenhez, e brincos personalizados para bezerras que nascerão através do projeto.

O contrato faz parte do Acordo de Cooperação n° 027/SEAF/2021, celebrado entre a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, Secretaria Estadual de Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso (SEAF/MT), e a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (EMPAER) para execução do Projeto Técnico de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro do Estado de Mato Grosso através de Transferência de Embriões, Programa Mato Grosso Produtivo – Leite.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, a adoção da Transferência de Embriões (TE) permitirá reduzir o tempo do melhoramento genético dos rebanhos leiteiro da Agricultura Familiar, aumentando assim a produtividade, a produção e renda dos produtores de leite a médio e longo prazos.