Prefeitura Municipal lança Projeto Campo Limpo, para coleta de Embalagens de Agrotóxicos na Agricultura Familiar

Por Secretaria de Agricultura

No último dia 14 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), lançou mais um projeto para beneficiar a Agricultura Familiar, o Projeto Campo Limpo.

O projeto Campo Limpo visa promover a coleta de embalagens vazias de agrotóxicos e materiais recicláveis de propriedades rurais da Agricultura Familiar do município. A coleta será realizada em comunidades rurais estratégicas, tais como: Assentamentos Florestan Fernandes, Chico Mendes, Irmã Dorohty, Florescente, Santa Rosa, Comunidades Barreirão e Caeté, e Distritos de Santa Fé e Aparecida Bela.

As embalagens vazias de agrotóxicos recolhidas junto aos produtores rurais serão destinadas a Central de Recolhimento de Embalagens Vazias localizada no município de Mirassol do Oeste-MT. Além do apoio na coleta e destino das embalagens, serão realizadas palestras nas escolas, universidades, comunidades rurais, entre outras iniciativas.

O projeto será desenvolvido pela Prefeitura e contará com a parceria do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado Mato Grosso (INDEA), Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER/MT) Sindicato Rural, Lojas Agropecuária (Tanaka Agrícola e Pecuária, Casa do Campo, Safra Agropecuária e MMC Soluções Naturais), UniBras Faculdade Quatro Marcos, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), CMEA (Comitê Municipal de Educação Ambiental), Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), COOPERMARCOS (Cooperativa Agropecuária da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos) e Associações Rurais.

No município também ocorre a vários anos o Recolhimento Itinerante (RI), que é realizada pelo InPEV uma vez ano, no Parque de Exposições Manoel Paulino, junto com parceiros locais.

De acordo com Lei nº 9.974/2000 e o Decreto nº 4.074/2002 os fabricadores e consumidores devem garantir a devolução das embalagens vazias dos agrotóxicos. Atualmente, o Brasil é líder mundial, com 94% das embalagens tento destinação correta.