Prefeitura Municipal lança Programa Mais Leite em 1º Encontro com Produtores de Leite

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal, através de suas Secretarias de Administração e de Agricultura, realizou no dia 15 de outubro o 1º Encontro com Produtores de Leite do município de São José dos Quatro Marcos-MT.

O evento ocorreu no Barracão de Leilões do Parque de Exposição Manoel Paulino das 13 às 17 horas.

O objetivo do evento foi promover a mobilização dos produtores de leite do município visando promover o fortalecimento da bovinocultura de leite por meio do envolvimento articulado e integrado com intuições públicas e privadas, liderados pela Prefeitura Municipal.

O evento envolveu centenas de produtores de leite do município e região, e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, Vice-Prefeito Ademilson Valverde Peres, Deputado Estadual Doutor Gimenez, Secretário de Estado da Agricultura Familiar, Presidente da Câmara de Vereadores Sérgio Lima, Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira, representantes da EMPAER/MT, INDEA, Sindicato Rural, SEBRAE/MT, SENAR/MT, COOPERMARCOS, Laticínio Vencedor, APLO, assessores parlamentares dos Deputados Federais Dr. Leonardo e Valtemir Pereira, entre outros.

Foram realizadas palestras sobre: Desafios da Bovinocultura de Leite pelo SEBRAE/MT, lançamento do Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Leite (Mais Leite) pela Secretaria Municipal de Agricultura, e a apresentação do Programa SENAR-Tec no município.

O programa Mais Leite lançado pela Prefeitura Municipal nasceu do conjunto de esforços e ideias coletivas de instituições públicas e privadas locais, regionais e estaduais. A partir de ações de curto, médio e longo prazos buscar promover o desenvolvimento sustentável e integrado da Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Leite da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos. O programa será guiado pelos seguintes eixos estratégicos: Assistência Técnica e Capacitação; Conservação e Fertilidade do Solo; Melhoramento Genético e Sanidade Animal; Nutrição e Alimentação Animal; Produção e Qualidade do Leite; e Fortalecimento do Cooperativismo.

Na ocasião o Prefeito Jamis Silva anunciou que o município será beneficiado por 02 patrulhas mecanizadas ainda este ano para atender os produtores de leite da Agricultura Familiar, e realizou a entrega de 03 tanques de resfriamento de leite de mil litros para três associações rurais (Assentamento Chico Mendes, União da Vitória e Duas Meninas), 01 veículo utilitário e 01 perfurador de solo para a Secretaria de Agricultura.

O Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, anunciou que os produtores de leite cadastrados no Mais Leite serão beneficiados com a coleta e análise química de solos, distribuição de calcário, mudas de capineiras e espécies florestais nativas e exóticas, doses de sêmens sexados e convencionais, embriões sexados, locação de curvas de nível e construção de terraços, realização de cursos e palestras de qualificação profissional e com assistência técnica produtiva e ambiental.

O cadastro dos produtores interessados no programa ocorrerá na Secretaria Municipal de Agricultura, COOPERMARCOS, Laticínio Vencedor e Sindicato Rural.