logo
65 9672-4836

Prefeitura Municipal inicia Projeto de Transferência de Embriões para Bovinos de Leite para produtores rurais da Agricultura Familiar


Por Secretaria de Agricultura

68 Acessos

Prefeitura Municipal inicia Projeto de Transferência de Embriões para Bovinos de Leite para produtores rurais da Agricultura Familiar

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), iniciou no dia 16 de março de 2022, as atividades do projeto Pró-Genética Embriões do Leite. O projeto teve seu lançamento oficial no dia 10 de março de 2022, na Câmara Municipal de Vereadores. 

O projeto integra o Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro do Estado de Mato Grosso através de Transferência de Embriões pelo Programa MT Produtivo Leite e uma das ações do Programa Municipal Mais Leite. 

De acordo com Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o projeto Pró-Genética Embriões do Leite visa promover o melhoramento genético da bovinocultura de leite da Agricultura Familiar quatro-marquense, através da Transferência de Embrião em Tempo Fixo (TETF) de fêmeas Girolando ½ Sangue.

A meta do projeto é viabilizar 215 preenhezes de embriões sexado de fêmea da raça Girolando ½ Sangue (HOLANDÊS + ½ sangue GIR) em 02 anos, sendo 120 em 2021, e 95 contratadas em 2022. O investimento de cada preenhez é de R$ 1788,33, sendo que 80% será financiado pelo Programa MT Produtivo Leite do Governo do Estado e 20% pela Prefeitura Municipal. Nestes valores estão inclusas as vacinas reprodutivas, exames de brucelose e tuberculose, e medicamentos do protocolo hormonal, o serviço da transferência de embriões e o diagnóstico de gestação.

A ação é fruto do Acordo de Cooperação n° 027/SEAF/2021, assinado em 07 de dezembro de 2021, entre Prefeitura Municipal, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF/MT), e Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (EMPAER/MT). A execução do projeto no município será coordenada pela Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) em parceria da EMPAER/MT. Os produtores interessados devem possuir características e obrigações listadas no acordo, dentre elas, possuir no mínimo de 10 e no máximo 20 matrizes receptoras. 

Na primeira etapa do projeto, foram envolvidos pelos serviços de TE da Fertiliza Consultoria em Reprodução Animal Ltda 19 produtores da Agricultura Familiar de diferentes comunidades rurais do município, com centenas de animais receptoras. A empresa receberá pelos serviços somente com a confirmação das preenhezes após 60 dias.

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?