Prefeitura Municipal inicia projeto de Inseminação Artificial em Tempo Fixo para Bovinos de Corte da Agricultura Familiar

Por Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal inicia projeto de Inseminação Artificial em Tempo Fixo  para Bovinos de Corte da Agricultura Familiar

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretária Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) iniciou as atividades do projeto de Inseminação Artificial em Tempo Fixo de bovinos de corte da Agricultura Familiar.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura “O projeto visa promover o melhoramento genético de rebanhos de bovinos de corte do município de São José dos Quatro Marcos através da tecnologia de reprodução animal de Inseminação Artificial em Tempo Fixo, visando aumento da produção e renda dos produtores da Agricultura Familiar”.

O Projeto Inseminar Corte é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER). O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 356/2022 de adesão do município ao Programa “Mais Pecuária Brasil” foi assinado no ano de 2023.

O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, disse que o projeto beneficiará as pequenas propriedades do município através do melhorando geneticamente de rebanhos de bovinos de leite e de corte da Agricultura Familiar por meio de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). O programa fornecerá sem custos, sêmens convencionais produzidos e doados pela Alta Genetics, serviços de Médico Veterinário, ultrassonografia, e protocolo hormonal e assistência técnica.

A SEFAICO terá a função de mobilizar e indicar famílias beneficiadas; indicar as raças com maior potencial de adaptação e rendimento; e apoio no transporte do técnico da CONAFER para visitas técnicas e realização dos trabalhos, além de participar de visitas técnicas, treinamentos, seminários e eventos relacionados ao projeto.

O Programa Mais Pecuária Brasil possui a duração de um ano, podendo ser prorrogado por até quatro anos. A meta é inseminar 600 matrizes de bovinos de leite ou de corte por ano, e podendo totalizar até 2.400 matrizes prenhas até o fim do programa. Até o momento, já foram inseminadas 300 matrizes receptoras com sêmens de touros da raça Aberdeen Angus, Nelore, Sindi e Brahman registrados no Catálogo da Alta Genetics.