logo
MAPA DO SITE
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal inicia novo projeto de Transferência de Embriões em Bovinos de Leite para Agricultura Familiar


Por RICARDO NUNES

208 Acessos

Prefeitura Municipal inicia novo projeto de Transferência de Embriões em Bovinos de Leite para Agricultura Familiar

Nos dias 15 a 17 de Janeiro de 2024, no município de São José dos Quatro Marcos-MT, iniciaram as atividades do projeto de Transferência de Embriões em Tempo Fixo para produção de preenhezes da raça de Girolando para produtores da Agricultura Familiar.  
 

O projeto da Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT) e a Empresa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (EMPAER). A ordem de serviços nº 015/2023, foi emitida no mês de Dezembro de 2023. 
 

No município, o projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), e está na sua segunda edição. Segundo Vagner Meira, “o Pró Genética Embriões do Leite visa promover o melhoramento genético do rebanho de bovinos de leite da Agricultura Familiar através da transferência em tempo fixo de embriões sexado de fêmea da raça Girolando ½ sangue produzidos por Fertilização in Vitro – FIV”.  
 

Os serviços de transferência de embriões estão sendo executado pela Empresa Agropecuária Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, contratada através de processo de licitação pelo Governo de Mato Grosso. Nesta primeira etapa, foram envolvidos 17 produtores pré-selecionados, com 250 animais receptores protocolados na fase D0. Os serviços da empresa foram acompanhados pelo fiscal do contrato Robson dos Santos de Andrade da SEFAICO, e Jailson Souza Brandão, da EMPAER/MT. 
 

O projeto compõe o programa municipal Mais Leite, e foi firmado através do Acordo de Cooperação Técnica Acordo de Cooperação N°012/SEAF/2023, entre a Prefeitura Municipal, SEAF/MT e EMPAER, para promover as ações do Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro do Estado de Mato Grosso através de Transferência de Embriões, ação do Programa Mato Grosso Produtivo Leite. 
 

Para o Prefeito Jamis Silva Bolandin, “O projeto da Transferência de Embriões em Tempo Fixo de Bovinos de Leite visa aumentar a produtividade e a renda das propriedades rurais da Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos -  MT”. Ao todo serão produzidas 120 preenhezes, sendo 100 do Governo Estadual e 20 pelo município em um prazo máximo de 12 meses. 
 

Os produtores que não participaram desta etapa, poderão participar na próxima etapa, desde que atendam às exigências de infraestrutura adequada do curral e número mínimo de animais (matrizes) com condições de ser receptoras.