Prefeitura Municipal inicia atividades de Educação Sanitária do Programa de Combate à Clandestinidade de Produtos de Origem Animal

Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

No último dia 03 de Abril, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos em parceria com Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal – CIDESAT, iniciou as atividades de Educação Sanitária do Programa de Combate à Clandestinidade de Produtos de Origem Animal.

O Prefeito Municipal “Jamis Silva Bolandin” enfatiza a importância do início deste projeto no âmbito municipal.

A atividade foi realizada pela Secretaria de Fomento, Agricultura, Indústria e Comércio (SEFAICO), através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), pela Departamento de Vigilância em Saúde, com a coordenação do ConSIM/CIDESAT. Participaram da ação Médica Veterinária Caroline Ferrari Martins Rodrigues, Coordenadora do Projeto ConSIM, o Agente de Inspeção Sanitária Felipe Crispim dos Reis, os Agente de Vigilância Sanitária Gabriel Pereira de Souza e Carlos Eduardo Penha Carvalho, e a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Débora Cristina Parizoto de Macedo Lopes.

A equipe realizou visitas nos comércios, açougues e supermercados do município, orientando-os sobre a legislação higiênico-sanitária de produtos alimentícios de origem animal, os riscos de saúde provocados pelo consumo de produtos de origem animal sem origem e inspeção, e da obrigatoriedade de comercializar produtos fiscalizados e inspecionados, com selo emitido pelos órgãos oficiais de inspeção, seja, pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Segundo Vagner Meira, “A ação educativa visa levar aos comerciantes e consumidores informações sobre os riscos à segurança alimentar dos produtos de origem animal sem inspeção sanitária”. Além disso, foram fixados cartazes de orientação para os consumidores nos estabelecimentos.

Os comerciantes e fornecedores que comercializam produtos como carne, leite, ovos, pescado e mel e derivados, que não são inspecionados, devem procurar a SEFIACO, para se regularizar junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), sob riscos de terem seus produtos apreendidos e ou serem multados.