logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal implanta Unidades de Referência Tecnológicas (URT) de café clonal em São José dos Quatro Marcos


Por Secretaria de Agricultura

101 Acessos

Prefeitura Municipal implanta Unidades de Referência Tecnológicas (URT) de café clonal em São José dos Quatro Marcos

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, realizou no mês de dezembro de 2021, a implantação de Unidades de Referência Tecnológicas (URT) com mudas café clonal em propriedades rurais da Agricultura Familiar.

A produção de café clonal é uma tecnologia de de produção desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), que visa fomentar e fortalecer a cadeia produtiva do Cafeicultura, através da utilização de variedades clonais (estacas) de café conillon, como alternativa sustentável de geração de renda para a Agricultura Familiar. 

A ação foi coordenada pela através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), através da parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso (SEAF/MT), e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (EMPAER). 

Segundo Vagner Meira, a implantação das URTS de café clonal visa promover o resgate da cafeicultura junto a propriedades rurais da Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos. As lavouras formadas com variedades de café clonal são mais produtivas e precoces do que as lavouras de implantadas por meio de sementes. 

Foram implantadas 03 (três) URTs de café conillon clonal, que receberam cerca de 3 mil mudas de diferentes cultivares da EMBRAPA. As unidades implantadas estão localizadas no Assentamento Florestan Fernandes. 

As mudas de café clonal foram produzidas com recursos do Programa Mato Grosso Produtivo Café, nos Centros de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (CPTT) da EMPAER, localizado no município de Cáceres. A Prefeitura Municipal realizou o transporte das mudas até as propriedades rurais aonde foram instalados as URTs. Os produtores rurais ficaram responsáveis pelo preparo de solo, adubação e instalação do sistema de irrigação.