Prefeitura Municipal faz adesão ao Programa Cidades+Verdes do Ministério do Meio Ambiente

Por Emerson Souza Miler

No dia 02/06, terceiro dia da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal, de através da Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio, realizou a sua adesão ao Programa Nacional para Áreas Verdes Urbanas (Cidades + Verdes), do Ministério do Meio Ambiente.

O Cidades+Verdes, instituído pela Portaria nº 504/2020, tem por objetivo principal ampliar a quantidade e a qualidade das áreas verdes urbanas no país. O programa é um dos eixos da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, que objetiva melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras.

O Prefeito Municipal Jamis Silva destacou que a adesão da Prefeitura Municipal Cidades+Verdes tem por objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população das áreas urbanas, por meio dos serviços oferecidos pelas áreas verdes.

O Secretário Vagner Meira, por sua vez, enfatizou que a meta da Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio é construir um plano de ações que estimulem a proteção, criação, ampliação, recuperação e integração das áreas verdes urbanas existentes no município. São consideradas áreas verdes urbanas, as praças, canteiros, bosques, jardins botânicos, horto florestal, áreas protegidas, áreas de agricultura urbana e terrenos baldios.

Para viabilizar sua implementação, o Cidades+Verdes instituiu o Cadastro Ambiental Urbano (CAU), que é uma plataforma digital, autodeclaratória e voluntária, utilizada para identificar, mapear, qualificar e divulgar as áreas verdes urbanas. Após inserção no CAU, informações sobre estas áreas estarão disponíveis pelo site www.portalcau.mma.gov.br