Prefeitura Municipal e UniBRAS Faculdade Quatro Marcos realizam Curso de Avaliação de Carcaça de Bovinos pelo SENAR-MT

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), em parceria com a Faculdade UniBRAS Quatro Marcos, promoveu o Curso Avaliação de Carcaças de Bovinos através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT).

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o objetivo do curso Avaliação de Carcaças de Bovinos é capacitar pessoas para realizar a classificação da carcaça bovina, seguindo os critérios de mercado.

O curso ocorreu no campus da Faculdade UNIBRAS Quatro Marcos entre os dias 13 a 15 de julho de 2022. O treinamento teve carga horária de 24 horas, que contou com aulas teóricas e práticas, ministrados pelo Médico Veterinário e Doutor em Produção Animal Marcelo Lopes Nevoa, instrutor credenciado do SENAR-MT.

Foram capacitadas 12 pessoas, entre estudantes do Curso de Medicina Veterinária da UniBRAS, 01 médico veterinário do Consórcio Nascentes do Pantanal, entre outros

Os conteúdos programáticos apresentados no curso foram: Características das principais raças de bovinos de corte; Sistemas de terminação de bovinos; Seleção de animais para abate; Critérios de avaliação, classificação e tipificação de carcaças; Fatores que depreciam a carcaça; Aspectos mercadológicos da pecuária de corte; e Transporte de animais para abate.

As aulas práticas de avaliação de carcaça em animais vivos ocorreram na propriedade Ouro Verde, localizada no município de São José dos Quatro Marcos-MT. As práticas de avalição em animais abatidos aconteceram no Frigonelore, sediado na Zona Rural do município de Araputanga-MT.

O evento contou também com a parceria Sindicato Rural e Frigonelore, que cedeu as instalações da sua indústria para as atividades práticas de avalição da carcaça de bovinos abatidos.