Prefeitura Municipal e UniBRAS Faculdade Quatro Marcos iniciam atividades do Projeto: Conhecendo Solos da Agricultura Familiar

Por Emerson Souza Miler

No dia 25 de setembro, tiveram início as atividades do projeto de pesquisa e extensão “Conhecendo os Solos da Agricultura Familiar” desenvolvido através do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Prefeitura Municipal e a UniBRAS Faculdade Quatro Marcos.

As atividades do projeto serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) e da Coordenação do Cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária da UniBRAS.

Segundo Vagner Meira, o objetivo do projeto Conhecendo os Solos da Agricultura Familiar é realizar do mapeamento, diagnóstico da fertilidade de solos e prognóstico sobre calagem e adubação de solos de agricultores familiares do município, que irão aumentar sua produção e renda”.

A atividade do projeto de pesquisa e extensão foi realizada no Assentamento Santa Rosa I (Chico Mendes), e envolveu a coleta de 16 amostras de solo para análise química e física em laboratório por estudantes de Engenharia Agronômica e do Curso Técnico em Agropecuária.

Os trabalhos foram coordenados pelo professor da UNIBRAS, o Mestre e Engenheiro Agrônomo Esvanio Édipo, e pelo Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira.

As amostras serão enviadas para laboratório de análises de solos da EMPAER/MT, e após os seus resultados, serão interpretadas pelos estudantes de Engenharia Agronômica, com posterior recomendação de calagem e adubação dos solos. Serão também feitas orientações agronômicas sobre o cultivo de cada cultura a ser implantadas, visando o aumento da produção, produtividade   e renda dos pelos agricultores familiares envolvidos.

A atividade de campo contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou transporte dos estudantes até o local da pesquisa e da Associação de Produtores Rurais, que selecionou os produtores interessados em participar do projeto. Outros agricultores familiares e comunidades rurais serão beneficiados pelo projeto no decorrer nos próximos meses e anos.

O ACT foi assinado no dia 10 de setembro de 2021 e visa o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão nas áreas agrícolas, pecuária e florestal no município que integrem ações articuladas com programas municipais de apoio a cadeias produtivas da Agricultura Familiar.