logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal e Sindicato Rural realizam Curso de Processamento de Carne Bovina na Barra Clara via Senar-MT


Por Secretaria de Agricultura

106 Acessos

Prefeitura Municipal e Sindicato Rural realizam Curso de Processamento de Carne Bovina na Barra Clara via Senar-MT

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) e o Sindicato Rural, realizaram o Curso de Processamento de Carne Bovina pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) na Comunidade Barra Clara.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o objetivo do curso é capacitar para produção de embutidos e defumados de carne bovina, de acordo com as normas técnicas de segurança na fabricação de alimentos, visando promover a agregação de valores e aumento da renda de mulheres vulneráveis.  

O curso teve carga horária de 40 horas e ocorreu entre os dias 29 de agosto a 02 de setembro de 2022, na Comunidade Barra Clara. A capacitação contou com aulas teóricas e prática, e foi ministrada pela Engenheira de Alimentos Natália Hortência Costa Souza, instrutora credenciada no SENAR-MT. 

Os assuntos abordados pelo curso foram: Legislação e inspeção sanitária; Instalações e equipamentos; Higienização de máquinas, equipamentos e utensílios; Higiene pessoal; Identificação da matéria-prima; Noções de Desossa; Noções de cortes comerciais do Dianteiro; Noções de cortes comerciais do Traseiro; Noções de cortes comerciais do Central; Tipos de produtores derivados de carne Bovina; Técnicas de Processamento da carne bovina; e noções de Gestão e comercialização.

Os participantes do curso aprenderam diversos produtos como carnes defumadas, carne seca e carne serenada; linguiças frescas cuiabana, maracajú, apimentada, linguiças defumadas do tipo calabresa, tipo portuguesa, hambúrguer, kafta e almondegas. 

A realização do curso contou com a parceria do Sindicato Rural, que fez doação da carne bovina para realização do curso. Ao todo, 12 mulheres da Comunidade Barra Clara e comunidades circunvizinhas participaram do curso.