Prefeitura Municipal e Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal debatem implantação do Programa de Combate à Clandestinidade de Produtos de Origem Animal

Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos se reuniu com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal – CIDESAT para debater a implantação do Programa de Combate à Clandestinidade de Produtos de Origem Animal.

A reunião ocorreu no dia 29 de Março de 2023, a partir das 08:00 horas, na sede do CIDESAT, município de São José dos Quatro Marcos-MT. A atividade foi coordenada pela Médica Veterinária Caroline Ferrari Martins Rodrigues, Coordenadora do Projeto ConSIM, e envolveu as Secretarias Municipais de Saúde e de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio, através de técnicos da Vigilância em Saúde e Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Dentre os participantes, estiveram presentes o Diretor Executivo do CIDESAT Dariu Carniel, o Secretário Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), o Agente de Inspeção Sanitária, Felipe Crispim dos Reis, os Agente de Vigilância Sanitária, Gabriel Pereira de Souza e Carlos Eduardo Penha Carvalho, e a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Débora Cristina Parizoto de Macedo Lopes.

O Programa de Combate à Clandestinidade de Produtos de Origem Animal é uma ação exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para os consórcios intermunicipais que buscam adesão ao SISBI-POA. O programa prevê a realização de atividades de Educação Sanitária e combate a clandestinidade do fornecimento de produtos de origem animal no comércio municipal, através da apreensão de produtos irregulares, multas e fechamento de estabelecimentos.

Entende-se como educação sanitária em defesa agropecuária o processo ativo e contínuo de utilização de meios, métodos e técnicas capazes de educar e desenvolver consciência crítica no público-alvo. Segundo Vagner Meira, “com as ações educativas será possível disseminar informações sobre os riscos que a população está exposta as doenças transmitidas através de produtos de origem animal, como carne, leite, ovos, pescado e mel”.