logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal e APAE realizam Curso de Produção Caseira de Derivados de Milho pelo SENAR-MT


Por Secretaria de Agricultura

66 Acessos

Prefeitura Municipal e APAE realizam Curso de Produção Caseira de Derivados de Milho pelo SENAR-MT

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São José dos Quatro Marcos (APAE) promoveram o Curso de Produção caseira de derivados de milho pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o objetivo do curso é capacitar pessoas para a produção de alimentos de derivados do milho, com qualidade, utilizando técnicas artesanais de produção, visando melhorar a segurança alimentar e incrementar a renda de famílias.

O curso contou com uma carga horária de 40 horas, e ocorreu entre os dias 12 a 16 de setembro de 2022 na sede da APAE de São José dos Quatro Marcos. A capacitação, contou com aulas teóricas e prática, que foi ministrada pela Nutricionista Amanda Melissa de Oliveira Avincola, instrutora credenciada pelo SENAR/MT. 

O curso teve o seguinte conteúdo programático: História do milho; Componentes nutricionais do milho; Importância e benefícios; Seleções das espigas e limpeza; Higienização e sanitização do local; Utensílios equipamentos e pessoal; Conceitos de higienização e sanitização, Noções básicas de segurança; Manipulação de receitas de milho e derivados; Armazenagem da produção; Rotulagem da produção; e Exposição da produção.

Dentre algumas das receitas aprendidas estão: pães, bolo, torta, pudins, salgados, lasanha, pamonha, sopa, curau, farofa, salada, bolinho, creme, farinha de milho, canjica, biscoito, dentre outros. 

Ao todo foram envolvidas 12 mulheres do grupo de mãe da APAE, familiares e moradores de diferentes bairros da cidade. O treinamento contou com a parceria do Sindicato Rural