logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal e APAE realizam Curso de Panificação Artesanal pelo SENAR-MT


Por Secretaria de Agricultura

306 Acessos

Prefeitura Municipal e APAE realizam Curso de Panificação Artesanal pelo SENAR-MT

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São José dos Quatro Marcos (APAE) realizaram o Curso de Panificação Artesanal pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o objetivo do curso de Panificação Artesanal é voltado para a produção de pães, bolos, biscoitos e salgados utilizando técnicas artesanais, visando melhorar a segurança alimentar e incrementar a renda de famílias rurais.

O curso ocorreu entre os dias 29 de agosto a 02 de setembro de 2022, na sede da APAE de São José dos Quatro Marcos. A capacitação, contou com aulas teóricas e prática, que foi ministrada pelo José Aleixo Pulquerio, instrutor credenciado do SENAR/MT. Ao todo foram envolvidas 15 mulheres do grupo de mãe da APAE, familiares e moradores de diferentes bairros da cidade

Com uma carga horária de 40 horas, o curso teve o seguinte conteúdo programático: Introdução à panificação artesanal e métodos de preparo; Características e qualidade da farinha de trigo, métodos de preparo; Nutrientes que compõem os alimentos; Higiene dos utensílios, equipamentos, manipuladores, ambiente de trabalho e na preparação dos alimentos; Técnica para o preparo de fermento natural; Quantificação dos alimentos e ingredientes; Medidas de peso e volume; Uso dos ingredientes na preparação; Técnicas de conservação e armazenamento; Preparo de pães diversos, bolos, bolachas, biscoitos e salgados; técnicas de conservação de massas cruas e pré-assadas; Controle de qualidade; e noções de administração, comercialização e marketing.

Dentre algumas das receitas aprendidas estão: massa de salgado, massa para pão doce, pães doces; pão natalino; bolos de Cenoura, Batata e Limão; Broa de Fubá; biscoito de nata; bolachas; empada; pizzas, salgados fritos e assados; dentre outros.