Prefeitura Municipal divulga inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2023/1

Por Secretaria de Agricultura

Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Industria e Comércio (SEFAICO), divulga o período de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2023/1.

O PROUNI é um programa do Governo Federal criado pelo governo federal em 2004, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, para estudantes em cursos de graduação e licenciatura em instituições particulares de ensino superior de todo País. Em 2023, irá ofertar 288.112 bolsas, sendo 209.758 integrais e 78.354 parciais.

A inscrição ao processo seletivo do ProUni é gratuita e serão feitas exclusivamente pela internet, por meio endereço eletrônico Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/prouni). As inscrições dos candidatos poderão ser feitas entre os dias 28 de Fevereiro a 03 de março.

Para se inscrever as vagas oferecidas pelo ProUni, os candidatos precisam usar a notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021 ou de 2022, ter atingido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e ter nota acima de zero na redação, e não ter participado na condição de treineiro do ENEM.

A consulta pelo tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância), curso, turno, instituição e localidade do campus pode ser realizada até o dia 27 de fevereiro. O candidato tem direito de escolher até duas opções de cursos, instituições e turno.

Para obter uma bolsa integral (100%), o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa da família. Além disso, o candidato deve atender a pelo menos uma das condições, ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada como bolsista integral da própria escola; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, atuante, e concorrer a bolsas de estudo em cursos de licenciatura. Para cada uma das categorias será necessário apresentar documentação que compre as condições (histórico escolar, laudo médico e holerite).

Após finalizar o período de inscrições, o ProUni divulgará os resultados de seleção da 1ª chamada será divulgada no dia 7 de março, e da 2ª chamada em 21 do mesmo mês. As bolsas não ocupadas nas duas chamadas serão disponibilizadas aos estudantes que manifestarem interesse na Lista de Espera. As inscrições na lista de espera será de 05 e 06 de abril, com o resultado de aprovação ou reprovação da lista de espera sai em 10 de abril.