Prefeitura Municipal divulga campanha de Promoção do Produto Orgânico, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) participou do lançamento e da divulgação da XVII (17º) Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para agricultores familiares, associações rurais, extensionistas, estudantes, feirantes, comerciantes e consumidores.

A campanha anual 2021, em formato virtual, traz o tema Alimento orgânico: Sabor e saúde em sua vida. A abertura do evento contou com a participação da ministra Tereza Cristina do MAPA; Cesar Hanna Halum, da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo; José Guilherme Leal da Defesa Agropecuária; Fernando Silveira, Camargo Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação; Virginia Lira, Coordenadora de Produção Orgânica.

A programação da campanha contou com a realização de seminários virtuais nos dias 12 e 13 de julho, com as mesas de diálogos e estudos, práticas e experiências de produtores, técnicos, acadêmicos e representantes do governo, com transmissões ao vivo pelo Youtube via canal da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO).

Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura, a campanha de Promoção do Produto Orgânico divulga os benefícios da produção de alimentos orgânicos tanto para os produtores e consumidores na promoção da saúde, na segurança alimentar e nutricional, para a preservação do meio ambiente e na justiça social.

O secretário afirma que a Prefeitura Municipal possui como meta implantar o Programa Municipal de Produção Orgânica e Agroecologia, visando estimular o aumento da produção orgânica desenvolvida pelos agricultores familiares no município. Atualmente possui três produtores orgânicos da Associação Regional de Produtores Agroecológicos – ARPA registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/cadastro-nacional-produtores-organicos), todos certificados por Organização de Controle Social (OCS).