Prefeitura Municipal divulga as inscrições do Financiamento Estudantil (FIES) 2023/1

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Industria e Comércio (SEFAICO), divulga aos estudantes o período de inscrições ao Financiamento Estudantil (FIES) 2023/1.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) criado em 1999, cujo principal objetivo é conceder financiamento a estudantes de baixa renda em cursos do ensino superior em instituições privadas. O pagamento do financiando ocorrerá após a conclusão do curso e respeitará o limite de renda do financiado.

As inscrições para o processo seletivo do Fies referente ao 1º semestre de 2023 ocorrerão entre os dias 7 a 10 de março. As inscrições dos candidatos do processo seletivo do programa são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, no site http://fies.mec.gov.br/.

Poderão se inscrever no processo seletivo os candidatos que participaram do Enem, a partir da edição de 2010, e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. Para se inscrever para as modalidades do FIES é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Após o cadastro de dados solicitados site do Fies, com isso, o estudante receberá um e-mail para validação do cadastro. O estudante que for pré-selecionado deverá acessar novamente o site e terá um prazo de até cinco dias para realizar a inscrição, informando os dados de financiamento a ser contratado, e terá posteriormente um prazo máximo de dez dias para validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino.

O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 14 do mesmo mês, e consistirá de chamada única e de lista de espera. No período de 15 a 17 de março de 2023, os candidatos pré-selecionados deverão acessar a página do Fies Seleção e complementar sua inscrição para a contratação do financiamento. O resultado da lista de espera será divulgado no período de 21 de março a 18 de maio.