logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal distribui mudas in vitro de banana maçã e da terra para mulheres agricultoras


Por Secretaria de Agricultura

180 Acessos

Prefeitura Municipal distribui mudas in vitro de banana maçã e da terra para mulheres agricultoras

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), está realizando a distribuição gratuita de mudas in vitro de Banana para mulheres rurais da Agricultura Familiar. 

As mudas foram doadas no início de janeiro pelo Governo de Mato Grosso, através do Programa MT Produtivo Banana coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT). As mudas de banana doadas foram da variedade maçã cv. BRS Princesa e tipo Terra cv. Farta Velhaco, já prontas para o plantio direto no campo. 

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “as mudas de banana in vitro distribuídas visa diversificar a produção e permitir o aumento da renda de mulheres rurais da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos”. 

A distribuição de mudas está sendo feita pela SEFAICO, nas propriedades rurais de mulheres associadas da Associação Matogrossense de Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD). A presidente da associação, Marilene dos Reis Alves esteve presente na entrega para várias associadas. Serão beneficiadas cerca de 20 agricultoras, com quantidades de até 100 unidades, sendo até 50 de cada variedade.

As mulheres beneficiadas foram selecionadas pela AMPAFAD em parceria com a SEFAICO, tendo como exigência, a irrigação das plantas de Banana no período de estiagem (seca) e a participação das mesmas, no projeto de venda de alimentos apresentado pela Associação de Mulheres junto ao programa de Compra com Doação Simultânea (CDS), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).