Prefeitura Municipal distribui manivas de Mandioca Camanducaia doadas pela EMPAER/MT para Agricultores Familiares

Por Rony Marcos

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) iniciou nesta terça feira (02/05), a distribuição de manivas-sementes da Mandioca da Variedade Camanducaia para a Agricultura Familiar.
As manivas foram adquiridas junto a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), e foram produzidas no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (CRPTT), localizado na Rodovia BR 70, Km 10, Zona Rural, no município de Cáceres-MT.
A manivas doadas pela EMPAER visam beneficiar os agricultores familiares interessado com até 250 manivas para multiplicação do material genético. A distribuição ocorreu entre os dias 25 a 28 de Abril de 2023.
O projeto de aquisição das mudas para beneficiar os agricultores familiares quatromarquenses foi elaborado pela Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) em parceria com o escritório local da EMPAER do município.  Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio, “as mudas serão distribuídas para 10 (dez) agricultores familiares fornecedores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) de organizações sociais rurais do município”.
A Prefeitura Municipal, realizou a retirada e o transporte das manivas da Mandioca no último dia 28 de Abril, pelos servidores Jose Francisco Godoi Lessa e Gleison Guerra Rodrigues, e irá realizar a distribuição nas propriedades rurais das famílias cadastradas pela SEFAICO.
A variedade de mandioca Camanducaia é extremamente precoce, enquanto outras produzem entre 10 a 12 meses, essa em apenas oito meses pode estar no ponto ideal para colheita. Esta variedade foi avaliada nos centros de pesquisa da EMPAER nos municípios de Tangará da Serra, Acorizal e Cáceres.