Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos participa de seleção de projeto do Programa Escolas +Verdes encaminhado pelo Consórcio Nascentes do Pantanal

Por Secretaria de Agricultura

Baixar Arquivo

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), se inscreveu para a seleção de projeto do Programa Escolas +Verdes do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O Edital de Chamamento Público nº1/2022 do Escolas +Verdes lançado no 14 de setembro de 2022 pelo MMA, selecionará projetos para implantação de biodigestores que beneficiará mais de 200 escolas públicas, executados por Consórcios Públicos.Cada proposta deve considerar a implantação de 1 (um) biodigestor por escola, em um total de 10 (dez) escolas, devendo atender a um mínimo de 4 (quatro) municípios.

Segundo Vagner Meira Teixeira “os biodigestores são equipamentos que produzem, além do biogás, o biofertilizante líquido a partir de resíduos orgânicos, que permitirá conscientizar aos alunos, professores e comunidade sobre a importância da separação e destino correto dos resíduos sólidos orgânicos e contribuir para reduzir a emissões de gás poluente (metano) na atmosfera”.

As propostas deverão ser encaminhadas até o dia 14 de outubro pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turismo Nascentes do Pantanal, por meio da Plataforma + Brasil (www.plataformamaisbrasil.gov.br programa nº 4400020220009), conforme requisitos e critérios enunciados no edital.

No projeto encaminhado, foram cadastradas duas escolas municipais, sendo elas a Escola Reinaldo Botelho e Escola Vereador Evilásio Vasconcelos.

O Escolas +Verdes foi instituído para promover a sustentabilidade nas escolas brasileiras e estimular a educação ambiental dentro e fora de sala de aula, visando promover à redução das emissões de metano, à melhoria da gestão de resíduos sólidos, à promoção da educação ambiental, nos termos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, da Política Nacional de Educação Ambiental, do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, e do Incentivo ao Uso Sustentável de Biogás e Biometano.

As escolas que adotarem práticas de sustentabilidade, através da implantação dos biodigestores, poderão requisitar o selo Escola +Verde (certificação) junto ao MMA.