logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal concede registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para Agroindústria Familiar de Carne Seca.


Por Ricardo Nunes de Souza

107 Acessos

Prefeitura Municipal concede registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para Agroindústria Familiar de Carne Seca.

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou a entrega de certificado do registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para uma Agroindústria Familiar de Produção de Carne Seca (Charque) do município. 

 

O evento ocorreu no dia 04 de Abril, as 15:00 horas, na sede do Sítio São Joaquim, localizado na Comunidade Lagoa São José, município de São José dos Quatro Marcos-MT. A agroindústria está instalada no mesmo local estando suas instalações vizinhas a sede da imóvel rural.

A atividade contou com a presença do Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira, o Extensionista Rural da EMPAER/MT Porfírio da Silva Junior, além dos proprietários do empreendimento, os Senhores Joleandro Franzin de Souza e Suelaine Ramos Domiciano de Souza.

A unidade de beneficiamento de carne e derivados iniciou a construção em 2023, após consultas junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), sediado na SEFAICO. Após meses de orientações, também realizadas junto ao Consorcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal e EMPAER, ela inaugurou suas atividades.

O empreendimento familiar iniciou suas atividades no dia 19 de Março de 2024, com capacidade de 25 Kg/dia, e tem como marca de seus produtos “Charque Rancheiro”. O principal produto da agroindústria é a carne seca (charque) em pedaços embaladas em sacos de polietileno e com rótulos e registro. O número de registro no SIM é o 11. 

Para o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, “Com o registro do SIM, a agroindústria de beneficiamento de charque poderá comercializar seus produtos (charque) nos comércios do município sem risco de ser apreendido, gerando assim emprego e renda”. 

Para receber o Selo de Inspeção Municipal (SIM), através do Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal e Prefeitura Municipal, a empresa deve atender um conjunto de requisitos exigidos pela legislação dos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISPOA). 

O Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, afirmou que com o registro do SIM Consorciado, a Agroindústria de produção de carne seca poderá expandir a venda de seus produtos para mais 13 municípios além de São José dos Quatro Marcos, ampliando assim seu espaço de comercialização e de faturamento financeiro. 

Com o registro no SIM, o estabelecimento será inspecionado rotineiramente pelo Médico Veterinário do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e receber assistência técnica continuada da EMPAER, de forma a garantir as adequadas condições higiênico sanitárias de processamento e beneficiamento dos produtos da empresa.

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?