logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura Municipal concede registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para Agroindústria de Queijo Minas Frescal na Comunidade Caeté


Por ASCOM

87 Acessos

Prefeitura Municipal concede registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para Agroindústria de Queijo Minas Frescal na Comunidade Caeté

No último dia 04 de Abril, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou a entrega de certificado de registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para a primeira Agroindústria Familiar de Queijo de Leite de Bovinos.

O evento contou com a presença do Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira, a Coordenadora do SIM Consorciado Carolina Ferrari Martins Rodrigues, o Extensionista Rural da EMPAER/MT Porfírio da Silva Junior, além dos proprietários do empreendimento, os Senhores Sebastião Gerra e Maria Helena Guerra.

A agroindústria familiar é denominada Queijaria Santa Helena, e está instalada no Sitio Santa Helena, localizada na Comunidade Caeté, município de São José dos Quatro Marcos-MT. O tipo de queijo fabricado é o queijo minas Frescal artesanal, que tem como registro de nº10 do SIM. 

O estabelecimento teve que interromper suas atividades de venda no comércio local no ano de 2023, após o Ministério Público de Mato Grosso, solicitar que o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município proibisse a venda de produtos industrializados de origem animal (ovos, leite e derivados, carne e derivados, e mel e derivados) produzidos no município não inspecionados no comércio municipal. Tal regra é exigida por Lei Federal especifica e deve ser cumprida nos municípios brasileiros.

De acordo com o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin “A concessão do registro do SIM permitirá que a Queijaria Santa Helena possa comercializar legalmente o seu queijo nos supermercados do município, podendo assim trabalhar com tranquilidade e com segurança”. 

O Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, afirmou que com o registro do SIM Consorciado os produtores poderão comercializar legalmente seus produtos em São José dos Quatro Marcos e mais 13 municípios da região, de abrangência do Consorcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal, ampliando assim seu espaço de comercialização e de faturamento. 

A Queijaria funcionava a vários anos de forma irregular, comercializando seus produtos, sem marca e rótulo e inspeção. Agora, através do assessoramento do SIM, pode se legalizar. 

Para receber o Selo de Inspeção Municipal (SIM), através do Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal e Prefeitura Municipal, a empresa deve atender um conjunto de requisitos exigidos pela legislação dos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISPOA), e passará por inspeções de fiscais de forma rotineira, além de ter acompanhamento técnico obrigatório.  A EMPAER local garantirá assistência técnica gratuita visando o aprimoramento dos sistemas de produção de leite, assegurando a oferta de matéria prima em quantidade e qualidade e melhoria nos processos de industrialização do leite.

 

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?