Prefeitura Municipal apresenta projeto da reforma do Viveiro Municipal de Mudas de espécies florestais nativas para empresas locais

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) e Departamento do Meio Ambiente, apresenta o projeto de reforma do Viveiro Municipal de Mudas para a produção de espécies florestais nativas para empresas e órgãos do município de São José dos Quatro Marcos e região.

O projeto elaborado pela SEFAICO, através do Departamento de Meio Ambiente, objetiva realizar a reforma e restruturação física e reativar o funcionamento do Viveiro Municipal, visando a produção de espécies florestais nativas para a recuperação de áreas degradadas de APPs (Áreas de Preservação Permanentes) e RL (Reserva Legal) e promoção da atividade de Educação Ambiental junto a população do município.

Segundo Vagner Meira, as sementes doadas pela Empresa Soroteca serão utilizadas na recuperação e restauração das áreas de matas ciliares, em especial aquelas identificadas pelo Programa Água para o Futuro em propriedades rurais da Agricultura Familiar. O Programa Água para o Futuro está sendo desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP/MT).

A apresentação do projeto está sendo feita pelo Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira e pelo Chefe do Departamento de Meio Ambiente Robson dos Santos de Andrade junto aos representantes das empresa e órgãos.  Várias serão as empresas e órgãos visitados, tais como: Sindicato Rural, Soroteca, 4 M Florestal, Laticínios Vencedor, COOPNOROESTE, CDL, Consórcio Intermunicipal Nascentes do Pantanal, dentre outras empresas locais.

O espaço do Viveiro Municipal, será utilizado para realizar aulas e palestras técnicas sobre produção de mudas e manejo de espécies florestais nativas para estudantes do ensino fundamental, médio, superiores e agricultores, a importância da preservação e conservação das florestais nativas e de técnicas de recuperação de das áreas de APPs e RL degradadas. Após a reforma, será realizado uma campanha permanente e coleta de sementes de espécies florestais nativas junto a produtores rurais, escolas rurais e empresas locais.