Prefeitura Municipal apresenta o Novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para Agricultores Familiares

Por Rony Marcos

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou a divulgação do Novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para agricultores familiares do município de São José dos Quatro Marcos-MT.
O evento ocorreu no dia 21 de Junho de 2023, no Auditório Nádia Violin Tosti, na Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos, entre as 13:00 às 15:00 horas. Participaram do evento centenas de agricultores de diferentes e comunidades, assentamentos e associações rurais.
Dentre as autoridades, estiveram presentes o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira, a Secretária Municipal de Assistência Social Elisângela Antônia Lopes, o Técnico em Agropecuária da EMPAER/MT Porfírio da Silva Junior, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Ângelo Antônio Peres,  os presidentes da Associação Comunitária Santa Rosa (ACSR) Aldo Denício de Melo e da Associação Matogrossense de Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD) Marilene dos Reis Alves.
Segundo o Prefeito Jamis Silva Bolandin, o Programa PAA, é muito importante para os agricultores familiares, que produzem alimentos saudáveis, e para as famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, que recebem estes alimentos para consumi-los. Ele citou que o município tem fortalecido a Secretaria Municipal de Agricultura e que será adquirido 02 veículos de apoio ao transporte da produção junto ao programa.
Durante a programação, foram realizadas duas palestras para os agricultores presente, uma sobre o Novo PAA 2023, realizada pelo Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, e outra, sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Meira, destaca que o PAA, na modalidade CDS – Compra com Doação Simultânea, é um importante instrumento de incentivo à produção de alimentos saudáveis e na geração de renda na Agricultura Familiar do município e finalizou, afirmando que a nova edição do programa poderá comprar até 15 mil por família por ano. Junior destacou que para participarem do PAA, os agricultores precisam possuir DAP ou CAF Física e a associação e cooperativa DAP ou CAF Jurídica ativas.
Também estiveram presentes, a Coordenadora de Assistência Social Sandra Ferreira Brandão e a Coordenadora do CRAS, Regislaine Neves Ruiz, entidade recebedora dos alimentos dos projetos PAA em execução da ACSR e AMPAFAD, e distribuição dos alimentos para as famílias cadastradas, além, dos Vereadores Dessa (PV) e Meire Braga (PODE).
O PAA, foi criado em 2003, pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito do Programa Fome Zero, com o objetivo de incentivar e promover o fortalecimento da Agricultura Familiar pela compra a produção diversificada de alimentos saudáveis. Neste ano, o programa completará 20 anos de criação