Prefeitura Municipal adere ao projeto Virada Ambiental da UFG, para plantio de espécies florestais nativas

Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, no dia 30 de Novembro de 2023, assinou o Termo de Adesão a 5ª Edição do Programa Virada Ambiental da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “O Virada Ambiental tem por objetivo promover a educação ambiental pelo fomento ao plantio de espécies florestais nativas e visa ao resgate da biodiversidade e à recuperação dos serviços ambientais”. Pelo programa, o município parceiro deve realizar o plantio de no mínimo, 1.000 mudas de espécies florestais nativas da região.

Neste ano, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou a chamada para os municípios brasileiros para participarem do projeto. A iniciativa é direcionada à mobilização da sociedade para

A adesão ao projeto foi autorizada pelo Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, após solicitação da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), através do Departamento de Meio Ambiente. A adesão das prefeituras era gratuita, exigindo somente a assinatura do Termo que ser enviado pelo E-mail: viradaambiental23@gmail.com

Desde 2022 o projeto iniciou a ampliação da ação para os demais estados brasileiros. Atualmente, 138 cidades confirmaram a adesão ao projeto. Para a edição de 2023 do projeto, o desafio é de que pelo menos um município de cada Estado participe da Virada Ambiental.

O plantio de mudas de espécies florestais nativas possui importantes e diversos serviços ecossistêmicos e vão da preservação da biodiversidade local, conservação dos recursos naturais e à prevenção de desastres ambientais, ocasionados pelas mudanças climáticas e aquecimento global.

O município de São José dos Quatro Marcos, além de plantar as 1000 mudas de espécies florestais nativas, deverá realizarosregistros dos respectivos plantios no aplicativo PLANTEGO, com acesso pelos links: Play Storehttps://abre.ai/baixeoplantegoplaystoreeAppStorehttps://abre.ai/baixeoplantegoappstore.

O projeto Virada Ambiental teve início em 2019 na Universidade Federal de Goiás (UFG) com o objetivo de promover a sensibilização e educação ambiental da sociedade através do plantio do número mínimo de mil mudas de espécies nativas do Cerrado em cada um dos municípios goianos. Desde então, já foram plantadas mais de 1.200.000 mudas em diversos municípios de Goiás. Além da UFG, diversas outras entidades participaram do programa.

Baixar Abrir