Prefeitura lança projeto de assistência técnica e gerencial em horticultura para agricultores familiares

Por Luiz Carlos Bordin

Senar/MT

No último dia 05/03, ocorreu no Núcleo Avançado de Capacitação, localizado no Parque de Exposição “Manoel Paulino” reunião de lançamento de projeto de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Horticultura desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural para agricultores familiares do município de São José dos Quatro Marcos.

O projeto tem por objetivo promover serviços gratuitos de assistência técnica e gerencial de propriedades rurais que realizam o cultivo de Hortaliças, disseminando novas tecnologias de produção e manejo, e melhoria no gerenciamento financeiro, visando aumentar a rentabilidade do produtor rural.

O evento contou com a presença de agricultores horticultores, além do secretário Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio, Vagner Meira; do presidente do Sindicato Rural, Alessandro Casado da Silva; e do coordenador estadual do Programa ATeG, Armando Urenha Junior.

Segundo o secretário municipal, Vagner Meira, “o projeto de assistência técnica oferecido pelo SENAR/MT e Sindicato Rural permitirá que nossos horticultores tenham acesso a conhecimentos e tecnologias que os permitam aumentar sua produção, melhorar sua produtividade e incrementar sua rentabilidade”.

O projeto será executado pelo SENAR/MT em parceria com a Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio e Sindicato Rural do município. “O Sindicato Rural atendeu o pedido da Secretaria Muncipal da Agricultura, solicitando ao SENAR/MT a execução do projeto de Assistência Técnica e Gerencial, pois desejamos contribuir para o aumento da produção e melhoria da qualidade das hortaliças produzidas no município” disse Alessandro Casado, presidente do Sindicato Rural.

A mobilização, cadastro e seleção dos horticultores interessados foi feito em parceria com as associações rurais e pela secretaria municipal. A prioridade será atender os agricultores que já comercializam suas produções de hortaliças no Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa de Aquisição de Alimentos e na Feira Municipal.

Inicialmente, o projeto prevê o atendimento de 20 horticultores, que receberão duas visitas técnicas individuais de 04 horas de um profissional especializado, contratado pelo SENAR/MT, durante um período de 36 meses. Os agricultores selecionados para parciparem do projeto também terão apoio com análise de solo, calcário, mudas e sementes de hortaliças a serem viabilizados junto a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e outros parceiros.