Prefeitura inicia implantação de Viveiro Clonal de mudas de Mandioca para atender Agricultura Familiar

Por Luiz Carlos Bordin

No dia 22/03, a Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio iniciou os trabalhos de implantação do um viveiro clonal com variedades de Mandioca dpara atender o segmento da Agricultura Familiar do municipio de São José dos Quatro Marcos-MT.

A cultura da Mandioca (Manihot esculenta) é uma planta de grande importância para a alimentação humana e de outros animais, sendo uma importante fonte de amido e carboidratos. O seu cultivo comercial é uma das principais atividades produtivas e econômicas da Agricultura Familiar no Brasil.

O objetivo do viveiro clonal de Mandioca é oferecer material propagativo, diversificado e de alta qualidade produtiva e nutritiva, visando melhorar a segurança alimentar, a diversificação da produção e o aumento da renda de agricultores familiares quatromarquenses. Segundo Vagner Meira, secretário de Agricultura, “A cultura da mandioca tem grande importância social e econômica para a Agricultura Familiar de Quatro Marcos, sendo responsável pela geração de empregos e aumento da renda de inúmeras famílias rurais do município”.

As variedades selecionadas serão, de consumo de mesa e as industriais, que podem ser utilizadas para a produção de farinha, fécula, amido, e outros produtos derivados. As variedades a serem cultivadas são: Cacau, Cacau Manteiga, Cacau Roxa, Liberata, Camanducaia, Pão, Amarela, Vassourinha, dentre outras. As ramas serão plantadas em área do Viveiro Municipal de Mudas em parceria, com o Consórcio de Nascentes do Pantanal, EMPAER/MT, Central de Associações de Produtores Rurais e Associações Rurais. O fornecimento de ramas ao viveiro são doações de agricultores familiares e EMPAER.

O plantio e manutenção da área do banco clonal de Mandioca será de responsabilidade da equipe da Secretaria de Agricultura. A área instalada receberá as adubações e irrigação necessária, para garantir alta produção e qualidade de progágulos (ramas) para serem distribuídos durante todo o ano, para a instalação dos viveiros comunitários.

A escolha da área do viveiro comunitário será feita pelas associações das comunidades e assentamentos rurais envolvidos. Os viveiros comunitários serão acompanhados com assistência técnica pela equipe da Secretaria de Agricultura e EMPAER, e serão classificadas como Unidades Demonstrativas, com finalidade de disseminar conhecimentos e tecnologias de produção de mandioca para os agricultores familiares das áreas circunvizinhas.