logo
MAPA DO SITE
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura de Quatro Marcos retoma organização do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável


Por Luiz Carlos Bordin

649 Acessos

Prefeitura de Quatro Marcos retoma organização do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), promoveu no auditório Nádia Maria Violin Tosti, localizado na Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos, a primeira reunião de 2021 com os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimeno Rural Sustentável (CMDRS)  do município de São José dos Quatro Marcos-MT.

 

O CMDRS é um orgão de instância colegiada, permanente, consultivo e deliberativo, constituído por membros indicados (titulares e suplentes) de instituições governamentais e não governamentais que possuem vínculos com atividades rurais. O conselho quatromarquense foi criado pela Lei Municipal nº 621, de 11 de Setembro de 1996.

 

O prefeito Jamis Silva Bolandin, destaca que a reorganização do CMDRS será fundamental para garantir maior controle social das políticas públicas de desenvolvimento rural no município.

 

Atualmente, a composição do conselho são de 09 instituições, sendo da parte governamental, a Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio, EMPAER/MT; INDEA; Banco do Brasil e Câmara Municipal. Já da parte não governamental, as instituições representadas são, o SICREDI; Sindicato Rural; Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Central das Associações Rurais.

 

O CMDRS é uma principal ferramente de subsidios, elaboração, monitoramento e execução do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. “Neste ano de 2021, queremos construir um Plano Municipal de forma participativa e democrática, que pensará políticas, projetos e programas públicos e privados rurais, de curto, médio e longo prazos, articulados com o nosso PDI, PPA, LOA e LDO”, concluiu  Vagner Meira o secretário municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio.

 

Além disso,o CMDRS pode receber, analisar e encaminhar, quando necessário, aos orgãos competentes, denúncias e demanadas solicitadas pelos agricultores familiares e suas organizações.

 

Na reunião, foi realizada a eleição e posse da nova diretoria do CMDRS para o biênio de 2021 a 2023, além de propostas de estruturação do conselho (paridade e ampliação do número de componentes) e mudanças no regimento interno.