Prefeitura de Quatro Marcos recebe o Projeto Conexão Mestres da Cultura em homenagem ao Chefe de Cultura LC Bordin

Por Emerson Souza Miler

O município de São José dos Quatro Marcos receberá o Projeto Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Governo de Mato Grosso), voltado às políticas públicas de apoio e investimentos em demandas artísticas e culturais e seus respectivos artistas.

Para tal, a Prefeitura de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Educação, e o Conselho Municipal de Política Cultural convidam a população para o evento cultural que será realizado no dia 11 de março de 2022, às 19h, no auditório da Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos, em cujo ato o Projeto Mestres da Cultura homenageará o Chefe de Departamento de Cultura de Quatro Marcos, Luiz Carlos Bordin, em sua trajetória e protagonismo junto ao contexto cultural local em seus vários seguimentos.

Autor de seis livros publicados (Confissões do Amor, O Direito de Sonhar, Manuela dos Anjos, História e Memórias de Quatro Marcos, De Língua Solta e Coração Aberto, História da Cultura dos Quatro-marquenses). Duas cartilhas e um Plano (Conferência Municipal de Cultura, Plano Estratégico Municipal, Plano Municipal de Cultura). Dois livros para publicar (Lola e a Cocó, Pelas Águas do Riacho). Criador de três Associações Culturais (No Compasso da Música, Associação dos Artesãos de Quatro Marcos, Associação da Companhia de Reis).

O homenageado Luiz Carlos Bordin é responsável pelo Departamento de Cultura do município desde 2009. É autor de mostras de dança, de música raiz, de exposição de fotos antigas sobre a história do município e incentivador do fortalecimento da classe artística como fonte de renda.

Em 1998 criou um grupo de expressão corporal formado por meninas adolescentes e jovens para atuar em encenações teatrais nas celebrações religiosas da igreja católica do município de São José dos Quatro Marcos. Posteriormente este grupo se tornou um grupo de dança chamado de Ritmo´s Dance.

O grupo tinha como prioridade trabalhar a dança e suas manifestações com crianças e adolescentes de baixa renda. O grupo ganhou visibilidade regional e era convidado para se apresentar nos eventos e festas. Por vários anos representou o município na Mostra de Dança de Mato Grosso. O grupo Ritmo´s Dance atendeu mais de 200 meninas com a prática da dança.

A partir de 2009 propôs a criação de um Centro de Dança, mantido pela Prefeitura Municipal, com a finalidade de se trabalhar o ballet clássico como ferramenta de desenvolvimento cultural. O projeto, referência no Estado de Mato Grosso, funciona até os dias atuais e já realizou 11 espetáculos anual de dança, todos realizados nos moldes das grandes companhias de dança e escolas de Mato Grosso.

Ainda em 2009, a sua atuação junto à gestão municipal possibilitou a reabertura da Biblioteca Pública Municipal com a devida revitalização, modernização do espaço e adoção de livros novos.

O homenageado também é idealizador de Mostras Regional de Dança no município. Também é idealizador do Projeto Civismo e do Projeto que instituiu o concurso para escolha do Hino Municipal.

No campo da música é grande incentivador dos artistas da música raiz e da música gospel e realiza Mostras para a classe com Encontros de Violeiros e da Música Gospel. Também atua na organização dos grandes Festivais de Músicas que acontecem no município. Além disso, incentivador dos festejos da Folia de Reis que acontecem no município e que reúnem companhias de várias localidades de Mato Grosso.

Produziu dois documentários, sendo um sobre a história de fundação do município e outro sobre a história da Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que reúne todo ano em torno de 8 a 12 mil romeiros.

O homenageado conseguiu junto ao Poder Público Municipal que se criasse o Sistema Municipal de Cultura para os próximos 10 anos.

É criador da Associação Cultura No Compasso da Música. Também mobilizou a Companhia de Reis e criou a Associação Cultural da Companhia de Reis do Barreirão. Recentemente mobilizou também os artesãos e gastrônomos do município e criou a Associação dos Artesãos de Quatro Marcos.

Em 2017 lançou seu terceiro livro com o nome de Manuela dos Anjos, um drama de família baseado na vivência social das décadas de 1970 e 1980 na região sudoeste de Mato Grosso.

Em 2018, após nove anos de pesquisas, lançou o seu quarto livro História e Memórias de São José dos Quatro Marcos. Na área de Artes Visuais o autor do livro possui um acervo de cerca de duas mil fotos antigas sobre a história do município, sendo convidado para várias palestras sobre o tema nas escolas.

Em 2019 lançou a cartilha de como organizar a Conferência Municipal de Cultura. Sendo autor também da cartilha do Plano Estratégico do Município. Também atuou junto ao Poder Público para que se elaborasse um Plano de Cultura para o município.

Em 2020 lançou o quinto e o sexto livro de sua autoria com os nomes De Língua Solta e Coração Aberto e ainda A História da Cultura dos Quatro-marquenses. No ano de 2021 lançou o seu sétimo e oitavo livros, sendo um infantil Lola e a Cocó e o outro é a continuidade de Manuela dos Anjos intitulado de Pelas Águas do Riacho.