Prefeitura de Quatro Marcos realiza II Seminário Municipal das Mulheres Rurais

Por Secretaria de Agricultura

Prefeitura de Quatro Marcos realiza II Seminário Municipal das Mulheres Rurais

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos realizou no último sábado (15 de outubro), o II Seminário Municipal das Mulheres Rurais de São José dos Quatro Marcos-MT. A ação foi realizada através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) na parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde.

A referida data celebra o Dia Internacional das Mulheres Rurais, instituído pela ONU em 1995, com objetivo de promover a valorização e reconhecimento sobre os direitos da mulher do campo. O evento ocorreu na quadra da Escola Municipal Reinaldo e reuniu dezenas de líderes mulheres rurais de comunidades, associações, cooperativas e sindicatos do município.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, “o seminário visou promover o reconhecimento e o empoderamento das mulheres rurais quatro-marquenses, garantindo a elas conhecimentos sobre seus direitos, cidadania, inclusão social e produtiva”.

Foram realizadas palestras presenciais com os diferentes temas com técnicos de entidades da área: Mulheres Rurais. Quem Somos Nós? (STTR); Direitos das Mulheres Rurais (OAB); A Saúde da Mulher Rural (MTMamma); e Políticas Públicas da Agricultura Familiar para Mulheres Rurais (EMPAER).

Estiveram presentes na mesa de abertura do evento, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira, Secretária de Saúde Luciana Maria Tosti de Lima, Vereadora Luzemeire Mônica de Araújo Caldeira e Sandra Barboza Picolo, Diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Andria Mara da Silva, Maristela Delforno da Vigilância Sanitária, e a extensionista Patricía Luciane Santos de Campos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER)

O evento distribuiu camisetas, chapéus, copos personalizados, mudas de árvores de espécies florestais; também brindes arrecadados no comércio local. Durante o evento também foram realizadas apresentações com grupos de mulheres realizam a apresentação de místicas, músicas e poesias; e o atendimento gratuito com manicures.

Ao fim dos trabalhos, a SEFAICO prestou contas das ações desenvolvidas a favor das mulheres rurais da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos, nos últimos 1 ano e 10 meses; na ocasião foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária da AMPAFAD (Associação Matogrossense das Produtoras Agricultura Familiar Diversificada), onde foi escolhida a nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.