Prefeitura de Quatro Marcos realiza Curso de Apicultura na parceria entre Secretaria de Agricultura e Senar-MT

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou curso de Apicultura pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT)

O curso teve como objetivo capacitar agricultores sobre as técnicas de produção e manejo em Apicultura, que serão beneficiários do programa de fomento a Cadeia Produtiva da Apicultura e Meliponicultura (Mais Mel) no município.

A criação de abelhas de ferrão é uma importante alternativa para a geração de renda de agricultores familiares do município, além de ser aliada da preservação ambiental do município.

O curso ocorreu entre os dias 18 a 22 de outubro, na sede da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Irmã Doroty, município de São José dos Quatro Marcos-MT. O treinamento teve carga horária de 40 horas, com aulas teóricas e práticas, ministradas pelo instrutor do SENAR, o Apicultor Luiz Nuncioli Maynartt.

O conteúdo programático no curso foi: Importância social e econômica da Apicultura; História da apicultura; Colmeia padrão; Utilização de EPI; Anatomia da abelha; Polinização; Acessório da colmeia; Alimentação artificial; Classe e função das abelhas; Localização e implantação de apiários; Povoamento do apiário; Manejo para entressafra; Preparo da colmeia; Captura ativa e passiva de abelhas; Colheita, transporte e processamento do mel; Normas dos órgãos fiscalizadores e outros.

O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin esteve presente no encerramento do evento e procedeu com a entrega de 16 caixas de apicultura, 01 fumigador e 02 macacões de apicultura.

O Secretário de Agricultura Vagner Meira destacou que o Curso de Apicultura é um dos pré-requisitos para a seleção de interessados em receber a cessão de uso das caixas de apicultura do Programa MT Produtivo Apicultura da SEAF/MT, que destinará 100 caixas de abelhas para o município.