Prefeitura de Quatro Marcos implanta viveiro de mudas de BRS Capiaçu para atender produtores de leite

Por Luiz Carlos Bordin

Entre os dias 15 a 18/03, a Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio iniciou os trabalhos de implantação do viveiro de mudas da capineira BRS Capiaçu para atender aos produtores de leite do municipio de São José dos Quatro Marcos-MT.

O BRS Capiaçu é uma cultivar do capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) criado pela EMBRAPA, que se destaca pela alta produtividade e valor nutritivo da forragem. A cultivar foi registrada no RNC (Registro Nacional de Cultivares) em 08/01/2015, sob o nº 33503 e protegida no SNPC (Serviço Nacional de Proteção de Cultivares).

Com porte alto (até 4,20 metros de altura) e elevado potencial de produção de biomassa (matéria seca) de 50t/ha/ano, constitui-se uma alternativa para suplementação de volumoso no período da seca na forma de silagem ou picado verde, com menor custo em relação a cana de açúcar e milho.

Segundo Vagner Meira, secretário de Agricultura, “a produção de mudas de BRS Capiaçu pela Prefeitura Municipal, visa oferecer alternativas mais baratas e produtivas para a alimentação dos bovinos de leite no período seco, melhorando assim a produção de leite e a renda dos produtores”.

A implantação do viveiro de mudas do Capiaçu em uma das ações do Programa Mais Leite  - Programa Municipal de Incentivo a Produção de Leite, e está sendo implnatado pela parceria com a Secretaria de Obras, Consórcio de Nascentes do Pantanal, COOPNOROESTE/Lacbom, Laticínio Vencedor, Sindicato Rural, e Central de Associções de Produtores Rurais.

As mudas iniciais foram plantadas em área do Viveiro Municipal de Mudas, onde será irrigada e adubada no período seco, para garantir alta produção e qualidade de progágulos da capineira para o início do próximo período chuvoso. O plantio das mudas do Capiaçu foi realizado pela equipe da Secretaria de Agricultura, pelo Engenheiro Agrônomo Ademir Patrick de Moura, o Técnico em Agropecuária Alessandro Casado, o servidor José Francisco Lessa e o estagiário e acadêmico de Agronomia da FQM, Fabrício da Silva Fornazari.