logo
MAPA DO SITE
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Prefeitura de Quatro Marcos implanta viveiro de mudas de BRS Capiaçu para atender produtores de leite


Por Luiz Carlos Bordin

999 Acessos

Prefeitura de Quatro Marcos implanta viveiro de mudas de BRS Capiaçu para atender produtores de leite

Entre os dias 15 a 18/03, a Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio iniciou os trabalhos de implantação do viveiro de mudas da capineira BRS Capiaçu para atender aos produtores de leite do municipio de São José dos Quatro Marcos-MT.

 

O BRS Capiaçu é uma cultivar do capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) criado pela EMBRAPA, que se destaca pela alta produtividade e valor nutritivo da forragem. A cultivar foi registrada no RNC (Registro Nacional de Cultivares) em 08/01/2015, sob o nº 33503 e protegida no SNPC (Serviço Nacional de Proteção de Cultivares).

 

Com porte alto (até 4,20 metros de altura) e elevado potencial de produção de biomassa (matéria seca) de 50t/ha/ano, constitui-se uma alternativa para suplementação de volumoso no período da seca na forma de silagem ou picado verde, com menor custo em relação a cana de açúcar e milho.

 

Segundo Vagner Meira, secretário de Agricultura, “a produção de mudas de BRS Capiaçu pela Prefeitura Municipal, visa oferecer alternativas mais baratas e produtivas para a alimentação dos bovinos de leite no período seco, melhorando assim a produção de leite e a renda dos produtores”.

 

A implantação do viveiro de mudas do Capiaçu em uma das ações do Programa Mais Leite  - Programa Municipal de Incentivo a Produção de Leite, e está sendo implnatado pela parceria com a Secretaria de Obras, Consórcio de Nascentes do Pantanal, COOPNOROESTE/Lacbom, Laticínio Vencedor, Sindicato Rural, e Central de Associções de Produtores Rurais.

 

As mudas iniciais foram plantadas em área do Viveiro Municipal de Mudas, onde será irrigada e adubada no período seco, para garantir alta produção e qualidade de progágulos da capineira para o início do próximo período chuvoso. O plantio das mudas do Capiaçu foi realizado pela equipe da Secretaria de Agricultura, pelo Engenheiro Agrônomo Ademir Patrick de Moura, o Técnico em Agropecuária Alessandro Casado, o servidor José Francisco Lessa e o estagiário e acadêmico de Agronomia da FQM, Fabrício da Silva Fornazari.