Prefeitura de Quatro Marcos assume pagamento total do transporte dos universitários do município

Por Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria de Educação firmou compromisso com os universitários quatromarquenses, assumindo o pagamento total do subsídio de transporte universitário, conforme informações do prefeito Professor Ronaldo Floreano dos Santos.

"Pra todos os destinos, seja para Araputanga ou para Cáceres, independente da faculdade, desde  primeiro ano letivo de nossa gestão que foi no ano passado, os universitários não têm nenhum custo, seja com transporte, combustível ou outros", disse o prefeito ao informar que pela primeira vez na história do município os universitários estão sendo transportados de forma gratuita pelo governo municipal.

Quanto a legalidade do pagamento, Floreano explicou que a Lei Orgânica do Município permite a aplicação de 1% (um por cento) dos recursos da educação para incentivo no ensino superior.

"Fizemos o cálculo e foi preciso fazer isso. E como forma de beneficiar os motoristas, que estão fazendo o trabalho de transporte dos universitários, criamos uma ‘’Função Gratificada’’ com aprovação da Câmara Municipal e além dessa Função Gratificada a gente também auxilia os motoristas com adiantamento de viagem no valor de 800 reais mensais para auxiliar sua alimentação nesse período de atendimento noturno, que é uma atividade complementar a sua atribuição", esclareceu.

O prefeito de São José dos Quatro Marcos, que é professor, informou que a própria Legislação Federal e Estadual permite a utilização dos recursos, cabendo a cada município adequar à Lei Orgânica Municipal, podendo haver variações de percentual por município. "Isso foi uma decisão nossa, uma vez que quando fui estudante universitário quase que desisti de fazer faculdade por não ter condições de custear o transporte que era cobrado na época e sabendo que muitos não têm condições assumimos esse compromisso", finalizou.