Prefeito de Quatro Marcos esclarece dúvidas sobre medidas e recursos de combate ao coronavírus

Por Luiz Carlos Bordin

Nas redes sociais em São José dos Quatro Marcos surgiram questionamentos da população referente às medidas tomadas pelo poder executivo, com relação ao enfrentamento do novo coronavírus. Os questionamentos estão ligados ao que o município fez com os montantes de recursos que o município tem direito divulgados pelo Governo Federal.

Assim, o prefeito municipal, Ronaldo Floreano dos Santos disse que “com relação a recursos divulgados em nível nacional, estamos ainda apenas no campo do discurso, uma vez que o nosso município até a presente data recebeu apenas R$ 136.880,26”.

O prefeito informou ainda que o município, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Municipal, têm feito todos os encaminhamentos que são de sua responsabilidade pertinente ao combate e conscientização sobre a pandemia. Para tanto, foram adquiridos EPIs, álcool em gel, kits de testes rápidos, formalizou parceria com laboratório para realização de exame do Covid-19, contratou médico, enfermeiro e motoristas para atender as demandas de pacientes infectados por coronavírus.

Com relação à aquisição de respiradores mecânicos, Ronaldo Floreano informou que essa responsabilidade é dos governos do Estado e Federal, visto que uma UTI com respirador mecânico custa em torno de meio milhão de reais. E mesmo o município de referência polo que é Cáceres, tem apenas 05 leitos com pactuação para atender em torno de 317 mil habitantes da região e da região de Comodoro, Sapezal, Campos de Júlio, etc.

O prefeito esclareceu também que enviou documento ao governo do Estado, disponibilizando as dependências do Hospital Municipal para montar um centro de tratamento de pacientes com Covid-19, mas que não obteve resposta positiva até a presente data.

Mesmo diante da falta de repasse de recursos e de atenção estrutural o município vem atuando positivamente no controle do vírus, visto que a população vem contribuindo no cumprimento das normas. Atualmente São José dos Quatro Marcos possui o seguinte quadro:

6 casos confirmados; 5 casos recuperados; 1 caso aguardando liberação médica; 6 casos descartados (exames negativos); nenhum caso suspeito e nenhum caso em isolamento social.

Diante dessa realidade que vive o município e a região é que as autoridades recomendam que todos os munícipes quatro-marquenses cumpram as recomendações, ou seja, usem máscaras, façam assepsia, evitem aglomeração, não saiam de casa sem necessidade, entre outras orientações.