Por Luiz Carlos Bordin
3771 Acessos
Na última sexta-feira, 1º de fevereiro de 2019, o prefeito Professor Ronaldo Floreano dos Santos divulgou o encaminhamento de ofícios a órgãos do governo federal em Brasília, visando audiências públicas com a finalidade de se discutir a reabertura da planta frigorífica existente no município de São José dos Quatro Marcos.
Os ofícios foram encaminhados ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro; presidente do BNDES, Joaquim Levy; ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Fernando Moro; presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Alexandre Barreto de Souza e à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Correa da Costa Dias. “Vimos perante Vossas Excelências solicitar apoio e intercessão para a reabertura do frigorífico no município de São José dos Quatro Marcos”, enuncia os documentos enviados pelo prefeito.
Os documentos discorrem sobre a necessidade de a planta funcionar para voltar a gerar empregos para a população, diminuindo o caos social e financeiro ao qual o município entrou com a paralização da empresa. “O frigorífico pertence ao Grupo JBS e se encontra fechado há mais 04 anos, repercutindo em prejuízos tanto aos cofres públicos municipais como na esfera econômico-social, principalmente com relação às mais de 700 famílias que perderam empregos e até o momento não conseguiram voltar ao mercado de trabalho, ocasionando uma instabilidade social e financeira sem precedentes ao nosso município”.
Professor Ronaldo fez questão de salientar a excelente posição geográfica do município. “Vale ressaltar que o município de São José dos Quatro Marcos encontra-se numa posição geográfica privilegiada, no centro de 14 municípios produtores de grande quantidade de gado bovino, o que contribui para a logística da referida indústria de proteínas”.
Os documentos ressaltam que a unidade frigorífica foi adquirida pelo Grupo JBS com recursos públicos do BNDES e em menos de 01 ano após a lavratura da escritura, a mesma foi fechada e o grupo não apresentou nenhuma justificativa plausível para o fechamento, o que evidencia que a compra foi feita com um único propósito de comprar para fechar e, assim, inibir a concorrência, caracterizando formação de cartel.
Após as explanações, o prefeito expõe uma pauta com as reivindicações para a solução do problema:
1 - Solicito que se tomem todos os encaminhamentos para uma profunda investigação sobre as transações obscuras realizadas nesse processo de aquisição e fechamento em tão pouco tempo, não cumprindo cláusulas contratuais junto ao órgão financiador (BNDES) de gerar emprego e renda por um período considerável.
2 – A unidade frigorífica foi construída em terreno público doado pelo município e solicitamos também que essa unidade da JBS possa ser disponibilizada ao município de São José dos Quatro Marcos como reparação aos danos causados aos quatro-marquenses, para efetivarmos parcerias empresariais para a imediata reabertura dessa planta frigorífica. Ressaltamos ainda que já temos grupos interessados em reabrir essa unidade, porém necessitamos de reaver legalmente todo o espaço imobiliário, físico e estrutural para que possamos disponibilizar aos interessados com toda segurança jurídica.
3 - Tenho nessa nova gestão uma expectativa esperançosa de passar esse país a limpo, principalmente no tocante a investigação desses financiamentos fraudulentos e que os culpados possam ser penalizados e que as injustiças ocorridas no passado possam ser corrigidas com ações que devolvam o que é de fato ao povo brasileiro.
4 - Segue em anexo um Relatório Técnico da planta Frigorífica de São José dos Quatro Marcos (SIF-3031), com diversas informações que demonstram e comprovam a viabilidade operacional, econômica e financeira dessa unidade.
5 - Solicito ainda que possibilite agendamentos para reunião presencial com representantes de nosso município e do Estado de Mato Grosso (Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual, Prefeito, Vice-Prefeita, Presidente da Câmara Municipal e Vereadores, Empresários e Lideranças Municipais) para tratarmos do assunto aqui apresentado.
Arquivos | |
---|---|
Baixar Abrir | |
Baixar Abrir | |
Baixar Abrir | |
Baixar Abrir | |
Baixar Abrir |