Prefeito Carlos Bianchi discute com empresários o fortalecimento do setor de móveis em Quatro Marcos

Por Sec. de Agricultura

Na última quarta-feira, 07, foi realizada na Câmara de Vereadores de São José dos Quatro Marcos uma reunião que deu início ao processo de identificação de estratégias para fortalecimento do setor de fabricação de móveis com predominância em madeira nas marcenarias do município.

Na reunião foi detectada a descapitalização dos empresários para financiar equipamentos de ponta para melhorar o rendimento do trabalho, a falta de mão de obra qualificada e a informalidade de alguns micros e pequenos empresários.

A lei vigente do microempreendedor possui teto de 60 mil reais de faturamento ao ano e isso faz com que as empresas possam sair da informalidade. “Com o pagamento de 50 reais mensal você sai da informalidade”, afirmou Luciano Vacari, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Regional.

Dentre as estratégias identificadas e discutidas neste primeiro encontro destacou-se a realização de um diagnóstico, por parte do Sebrae e Senai, junto às empresas moveleiras do município.   A partir desse conhecimento vai ser estabelecida uma agenda positiva, que será construída de forma coletiva.

O representante do Sebrae, Diego Vaz Almeida, disse que de imediato será feito um diagnóstico para verificar o nível de gestão das empresas da área de marcenaria. “Vamos verificar os critérios nas áreas de lideranças, processos, clientes, financeiro, planejamento organizacional para que possamos avaliar a situação atual em que se encontram as empresas do setor de fabricação de moveis de Quatro Marcos”.

Luciano Vacari, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Regional, avaliou como positiva a participação na primeira reunião para discutir estratégias de apoio às empresas do setor moveleiro de São José dos Quatro Marcos. “Notamos o desejo da prefeitura e dos empresários em desenvolver a questão do seguimento moveleiro, então cabe ao Estado buscar junto a outros parceiros como o Sebrae e o Senai, meios para estruturar ações que melhor atendam a necessidade do setor”.

O prefeito Carlos Bianchi vislumbra que com a inserção de políticas públicas de fortalecimento da atividade moveleira e o empenho da classe, poderá alavancar a geração de emprego e renda no município. "Todos os esforços estão sendo direcionado no sentido de tornar mais forte e competitivo o setor moveleiro em São José dos Quatro Marcos”, disse ele.

Baixar Abrir