Poder de organização e mobilização marcam o 13º Encontro da Mulher Rural de Quatro Marcos

Por Assistência Social

Cada vez mais as mulheres são protagonistas no meio rural, encabeçando muitas vezes a gestão da propriedade.  Com o objetivo de compartilhar experiências, adquirir conhecimentos e de celebrar o atual momento e agregando 42 comunidades, com a presença de 1.051 trabalhadoras que desenvolvem diversas atividades no campo, o 13º Encontro da Mulher Rural de São José dos Quatro Marcos foi realizado no sábado (21) no Centro de Eventos Manoel Paulino, anexo ao Parque de Exposições.

O prefeito Carlos Bianchi destacou a organização do evento e a capacidade de mobilização das mulheres. “Foi um evento grandioso e que superou as expectativas, a secretária Mara Cristina com sua equipe soube preparar cada detalhe e as líderes juntamente com todas as mulheres rurais deram uma forte demonstração de mobilização”.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mara Cristina Ramos, aproveitou a presença do secretário Estadual de Administração e em nome de todas as mulheres rurais entregou documento, solicitando do Governo do Estado um Aparelho de Mamografia. "Essa reivindicação irá suprir uma necessidade e será de grande importância para as mulheres", disse a secretária.

Para Faiad a reivindicação é muito justa na medida em que o aparelho  previne o Câncer de Mama.  Ele se comprometeu em se empenhar junto ao Governo no sentido de atender ao pedido. "Eu vou levar essa reivindicação ao Governador do Estado Silval Barbosa, a primeira-dama Roseli e ao secretário de Saúde Mauri. Vou fazer de tudo para que o Estado adquira esse aparelho e traga para São José dos Quatro Marcos"', afirmou.

Marcia Trindade, produtora rural da comunidade do Cruzeirinho parabenizou a administração pelo evento. “Excelente, muita coisa diferente, muita novidade, esse encontro está incentivando mais as mulheres rurais”.

Durante o evento da mulher rural foi doado em sistema de comodato, pela secretaria de agricultura de Quatro Marcos, um Trator, uma Niveladora 28 disco, uma grade com arado de arrasto e uma carreta 4 toneladas.  O Secretário de Agricultura de Quatro Marcos, José do Carmo Honorato, disse que essa ação irão beneficiar os assentamentos Santa Rosa, Florescente, São Benedito, Aparecida Bela, comunidades da Lagoa São José, Marco Amarelo e Abelha.

O 13º Encontro da Mulher Rural contou com atração musical de Gilson Mark & Agnaldo, patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura; premiação para as participantes com apoio do comércio local; e a presença de Maria da Gloria Borges da Silva, Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETAGRI/MT que ministrou uma palestra sobre aposentadoria rural.

O encontro foi promovido  pela Prefeitura Municipal e organizado pela Secretaria de Assistência Social, com a participação efetiva também das Secretarias de Educação e Agricultura, além de convênios firmados com SEDRAF-MT, SENAR-MT e Cometa Moto Center Car, contou com a presença o prefeito Carlos Roberto Bianchi, vice-prefeito Ronaldo Floriano, presidente da Câmara Municipal José Olímpio de Melo, vários vereadores, secretário Estadual de Administração Francisco Faiad e diversas personalidades da região.