Parceria entre Secretária de Agricultura e SICREDI visa fomentar o Empreendedorismo em Quatro Marcos

Por Luiz Carlos Bordin

Após primeira reunião, realizada no mês de Fevereiro, entre o secretário municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio, e gerente da agência local do SICREDI, Rodrigo Pereira Luz, aonde foram debatidos temas como o, desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais, fortalecimento dos Microempreendedores Individuais, apoio ao segmento de Feirantes e da Agricultura Familiar, ações de capacitação de educação financeira e o acesso de linhas de créditos de fomento a pequenos negócios no município de São José dos Quatro Marcos-MT.

No último dia 03 de Março, a Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio e SICREDI se reuniram novamente, visando dar início ao desenvolvimento de projetos de apoio ao empreendedorismo local. Esteve presente na reunião, o secretario de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio, Vagner Meira, a chefe do Departamento de Indústria e Comércio e coordenadora do Centro de Atendimento Empresarial, Meirivania Alves de Sousa, e pelo SICREDI, as gerentes de Negócios de Pessoa Jurídica, Camila Praxedes Bastos Moretti e Valéria Araújo Siqueira, e Rodrigo Pereira Luz, gerente da agência, que participou de forma on line.

A equipe do SICREDI apresentou o projeto Combo MEI e ME, que visa promover a inclusão bancária e financeira de micro empreendedores individuais (MEIs) e microempresas (ME). O projeto visa possibilitar a filiação destes segmentos a cooperativa de crédito, a abertura de conta bancária, serviços bancários, cartão de crédito, máquinas de cartão, cadastramento e criação do PIX da empresa e acesso a linha de crédito com juros subsidiado de valor de até R$ 15.000,00, para impulsionar seus negócios.

Segundo o secretario municipal, Vagner Meira, “a atuação da cooperativa SICREDI tem sido fundamental para impulsionar os pequenos negócios rurais e urbanos no município”. Com esta parceria será possível apoiar o empreendedor individual e micro empresário, que poderá criar formalizar e estruturar seu negócio, gerando mais emprego e renda para o município”.

O papel da secretaria será na divulgação do projeto junto aos MEIS cadastrados no município e ao que irão se formalizar. Os interessados por maiores informações podem procurar a secretaria municipal e ou buscarem diretamente a agência da cooperativa de crédito para aderirem ao projeto.

A parceria com agências financeiras locais faz parte das ações estratégicas do programa Avança Quatro Marcos, que será lançado neste mês de Março, em prol do fomento ao empreendedorismo rural e urbano.