Novo Comitê Municipal de Educação Ambiental é formado na Semana do Meio Ambiente

Por Emerson Souza Miler

No dia 31/05, às 14 horas, primeiro dia da Semana Municipal do Meio Ambiente, ocorreu a reunião Online do Comitê Municipal de Educação Ambiental (CMEA) do município de São José dos Quatro Marcos-MT.  A reunião foi organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio, e teve por objetivo definir a nova composição do comitê.

O CMEA é um órgão interinstitucional, de caráter consultivo, responsável por propor, planejar, coordenar, executar e avaliar as ações relativas às políticas públicas em educação ambiental, sugerido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no Decreto nº 4.281/2002. Estes colegiados são de adesão voluntário e funcionamento permanente.

Segundo Vagner Meira, o Comitê Municipal de Educação Ambiental será um espaço permanente de diálogo, construção e de controle social formados por diversos setores da sociedade visando implantar efetivamente as políticas de educação ambiental.  O novo comitê será constituído por instituições governamentais, não-governamentais, educacionais, empresas, entidades de classe, organizações comunitárias e demais entidades que possuam interesse na promoção da Educação Ambiental.

Na reunião estiveram presentes representantes das Secretarias Municipais de Agricultura, Educação, Saúde, Obras; além da EMPAER, SEDUC, Consórcio de Nascentes do Pantanal, Associações de Produtores Rurais, Lions Club Internacional, Associação de Catadores, Feirantes e Associação de Artesões. Outras organizações, que não estiveram presentes, como SICOOB, INDEA, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Câmara Municipal, manifestaram interesse em compor o comitê.

Na reunião foi escolhido para presidir o CME, um representante da Secretaria de Educação, e para secretariá-lo, um representante da Associação de Catadores. O comitê ficará Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio.  Dentre as próximas ações pensadas pelo novo comitê, está a elaboração da Política Municipal de Educação Ambiental e de projetos de conscientização ambiental permanente para as áreas rurais e urbana.