Nasce primeira bezerra de Inseminação Artificial com doses de sêmens doadas por projeto da Prefeitura Municipal e SEAF/MT

Por Secretaria de Agricultura

No dia 21 de janeiro, nasceu a primeira bezerra do Projeto de Inseminação Artificial desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, o Pró-Genética Inseminar Leite. A bezerra Fábrica é filha do Touro Kiss, e nasceu no Sítio Primavera, Comunidade 05 de Fevereiro, propriedade rural do Senhor Nelson Pavanelli.

O Pró-Genética Inseminar Leite, desenvolvido e coordenado pela Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), tem por objetivo promover o melhoramento genético dos rebanhos de bovinos de leite da Agricultura Familiar através da doação de sêmens sexados e convencional para a Inseminação Artificial (IA) e Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

O Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, afirma que o referido projeto da Prefeitura Municipal é uma estratégia importante para promover o melhoramento genético do rebanho leiteiro da Agricultura Familiar no município. O projeto compõe uma das ações do Programa Mais Leite que já desenvolve o projeto de transferência de embriões em São José dos Quatro Marcos.

Em 2022, a Prefeitura Municipal distribuiu gratuitamente 489 doses de sêmens de Bovinos de raças leiteiras, sexado e convencional, de origem nacional e internacional, que foram adquiridas junto do Programa MT Produtivo Leite, através da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso (SEAF/MT).

Do total das doses de sêmens, 289 doses foram de sêmen convencional (100 Holandês; 30 Jersey 30; 59 Girolando ¾; 50 Girolando 5/8 e 50 Gir Leiteiro) e 200 doses de sêmen sexado (50 Holandês; 30 Jersey; 40 Girolando 3/4; 50 Girolando 5/8; e 30 Gir Leiteiro. A expectativa é de que nasçam no mínimo 200 animais, entre bezerras e bezerros, até o fim de 2023.

Baixar Abrir