Município receberá 200 embriões da raça girolanda pelo Programa MT Produtivo Leite para beneficiar bovinocultura local

Por Emerson Souza Miler

No último dia 01 de dezembro, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos realizou na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF/MT) a entrega do projeto técnico Pró Genética Embriões do Leite para ser beneficiado pelo Programa MT Produtivo Leite.

O projeto foi apresentado e entregue pelo Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin e pela Vice Prefeito Ademilson Valverde, para o Secretário de Estado da Agricultura Familiar, Silvano Amaral.

O Pró Genética Embriões do Leite foi elaborado pela Secretaria de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), e tem por objetivo promover o melhoramento genético do rebanho de Bovinos de Leite pela Transferência de Embriões (TE) Sexados Fêmeas da Raça Girolando, visando o aumento da produção e renda de produtores de leite da Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos.  O projeto apresentado faz parte das ações estratégicas do Programa Municipal Mais Leite.

O projeto solicita a SEAF/MT, 200 prenhezes com embriões sexados fêmea da raça Girolando ½ de alto padrão genético para os próximos 2 anos. A Prefeitura Municipal assinará termo de Cooperação Técnica com a SEAF, aonde a secretaria estadual será responsável pelo pagamento de 80% das prenhezes e a Prefeitura Municipal por pagamentos de mais 20%. Ao todo serão 240 prenhezes a serem distribuídas entre os produtores de leite selecionados.

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, a adoção da Transferência de Embriões (TE) permitirá reduzir o tempo do melhoramento genético dos rebanhos leiteiros da Agricultura Familiar, aumentando assim a produtividade, produção e renda dos produtores de leite.

O processo da Transferência de Embriões (TE) será feita por empresa especializada junto a matrizes receptoras de produtores de leite pré-selecionados pela SEFAICO e EMPAER. Serão priorizados produtores de leite fornecedores do Laticínio Vencedor.

A Bovinocultura de Leite é a principal atividade econômica da Agricultura Familiar quatromarquense. Além disso, o município sedia atualmente a maior indústria de laticínios da região sudoeste, o Laticínio Vencedor, que gera centenas de empregos diretos e indiretos e compra a produção de leite cru de centenas de agricultores familiares locais.