Mulheres rurais realizam Curso de Bonecas de Pano no Assentamento Chico Mendes

Por Emerson Souza Miler

Mulheres rurais realizam Curso de Bonecas de Pano no Assentamento Chico Mendes

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizou mais um curso de Confecção de Bonecas em Tecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) no município de São José dos Quatro Marcos-MT.

O objetivo do curso foi capacitar mulheres agricultoras a confeccionarem bonecas de pano, em diferentes formas e tamanhos como alternativa de lazer, melhoria da auto estima e geração de renda.  Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura, o curso de confecção de bonecas de pano é uma alternativa de geração de renda para as mulheres rurais, principalmente, neste momento de crise socioeconômica causada pela pandemia da Covid-19.

O evento ocorreu entre os dias 10 a 12 de agosto na sede da Associação de Produtores da União, na área social do Assentamento Chico Mendes. A carga horária foi de 24 horas, com aulas teóricas e práticas. O conteúdo programático ministrado foi: História do artesanato em bonecas de pano; Características das bonecas de pano; Moldes e modelagem: importância e procedimentos; Confecção do corpo, montagem das roupas, boné e cabelo; e Pintura do rosto, além de, temas como, Segurança e Saúde no trabalho, Cidadania e Meio Ambiente

Participaram 12 mulheres rurais moradoras do Assentamentos Chico Mendes, União da Vitória e Alvorada. O treinamento do SENAR/MT, foi organizado pela Secretario Agricultura em parceria com o Sindicato Rural e Secretaria Municipal de Assistência Social e Associações Rurais do Assentamento Chico Mendes e União da Vitória.

No dia 12, o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, juntamente com o Secretário de Agricultura Vagner Meira, estiveram presentes no encerramento do curso. O Prefeito destacou que o Poder Público está empenhado em promover ações de capacitação profissional das mulheres rurais, com foco na geração de renda e melhoria da qualidade de vida. Para a realização do treinamento, todas as medidas de restrições sanitárias de prevenção pandemia da Covid-19 e normas para manutenção da segurança dos participantes foram adotadas.