logo
65 3251-1955 / 65 3251-2110

Mulheres da Agricultura Familiar são capacitadas pelo Programa Mulheres em Campo do Senar-MT


Por Secretaria de Agricultura

324 Acessos

Mulheres da Agricultura Familiar são capacitadas pelo Programa Mulheres em Campo do Senar-MT

No dia 21 de outubro de 2022, encerrou-se no município de São José dos Quatro Marcos, o curso de capacitação do Programa Mulheres em Campo oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

O objetivo do Programa Mulheres em Campo é desenvolver competências de empreendedorismo e gestão administrativa e financeira de propriedades rurais e seus negócios, além de ampliar a cidadania e o protagonismo feminino ensinando mulheres rurais. 

Estiveram presentes no encerramento da capacitação, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira e o presidente do Sindicato Rural Alessandro Casado. 

Segundo Vagner Meira Teixeira, “O Programa Mulheres em Campo é uma importante estratégia de emponderamento das mulheres rurais da Agricultura Familiar de São José dos Quatro Marcos, de forma a garantir inclusão social, geração de renda e autonomia econômica”. 

A carga horária total do curso é de 44 horas, divididas em 06 encontros (10/09; 23/9; 13/10; 15/10; 20/10 e 21/10), sendo cinco de 8 horas e um de 04 horas, com intervalos de setes dias entre eles. As aulas teóricas foram realizadas na Sede do Sindicato Rural, localizado no Parque de Exposições Manoel Paulino. A instrutora do curso foi a Médica Veterinária Andréia Regina Konzen Freitas, instrutora credenciada pelo SENAR-MT. 

O conteúdo programático desenvolvido pelo curso foram: Módulo I – Diagnóstico e Empreendedorismo; Módulo II – Planejamento; Módulo III – Custos de Produção; Módulo IV – Indicadores de Viabilidade e Comercialização; Módulo V – Moldando, e Módulo VI – Desenvolvimento Pessoal. 

O curso será promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), em parceria com o Sindicato Rural. Foram cadastradas no curso 15 mulheres de diferentes comunidades rurais do município, sendo que, somente 13 finalizaram o treinamento.