Mulheres da Agricultura Familiar iniciam capacitação pelo Programa Mulheres em Campo pelo SENAR-MT

Por Secretaria de Agricultura

No dia 10 de setembro, iniciou-se a capacitação de mais uma turma do Programa Mulheres em Campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) para mulheres rurais da Agricultura Familiar, no município de São José dos Quatro Marcos-MT.

O Programa Mulheres em Campo é e visa desenvolver competências de empreendedorismo e gestão administrativa e financeira da propriedade rural, ensinando a planejar e transformar uma atividade produtiva em negócio lucrativo.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira Teixeira, o Programa Mulheres em Campo é possibilitará a capacitação de mulheres da Agricultura Familiar para o empreendedorismo e gestão das propriedades rurais e seus negócios, além de ampliar a cidadania e o protagonismo feminino. O secretário participou do início da capacitação, dando abertura ao evento.

O curso será promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), em parceria com o Sindicato Rural. As aulas teóricas serão realizadas no Núcleo Avançado de Capacitação do SENAR (NAC), localizado no Parque de Exposições Manoel Paulino.

O público-alvo são mulheres com escolaridade mínima de 5º ano (antiga 4ª série) e com a idade mínima dos participantes é de 16 anos. Foram cadastradas para o curso 15 mulheres de diferentes comunidades do município.

A carga horária total do curso é de 44 horas, divididas em 06 encontros, sendo cinco de 8 horas e um de 04 horas, com intervalos de setes dias entre eles. O conteúdo programático do curso serão: Módulo I – Diagnóstico e Empreendedorismo; Módulo II – Planejamento; Módulo III – Custos de Produção; Módulo IV – Indicadores de Viabilidade e Comercialização; Módulo V – Moldando, e Módulo VI – Desenvolvimento Pessoal. A instrutora do programa é a Médica Veterinária Andréia Regina Konzen Freitas, instrutora credenciada pelo SENAR-MT.