Por Luiz Carlos Bordin
1697 Acessos
Começou na última terça-feira, 13 de agosto, o plantio das mudas de ipês em substituição às árvores que foram retiradas da praça dos Bandeirantes. A previsão é plantar em torno de 15 ipês medianos de flores amarelas.
As árvores que foram retiradas estavam condenadas por engenheiros agrônomos, após vistoria, e corriam riscos de causar acidentes aos transeuntes. O processo de vistoria foi encaminhado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA/MT), que autorizou a retirada das árvores condenadas. Os pês e pau-brasil foram preservados.
Como está fora de época de plantio de árvores, as que estão sendo plantadas receberão atenção especial na questão de água. As mudas serão aguadas de manhã e à tarde até que as mudas enraizem no chão ou iniciem as chuvas.
Em geral os ipês são árvores de grande e médio porte, com raízes profundas que não danificam as calçadas e exigem poucos cuidados. São muito usados como árvores decorativas, devido à sua florescência colorida e anual.
Os ipês são árvores, em sua maioria nativas, decíduas, de tronco e ramagem elegantes. Sua madeira é resistente e o florescimento exuberante nas cores amarelo, branco, rosa e roxo. Os ipês atingem de 10 a 35 metros, dependendo da espécie. São adequados para calçadas sem fiação elétrica e praças.
Os que estão sendo plantados na praça são da qualidade de flor amarela e de altura mediana.